Economia

China: medidas anticovid devem seguir até 2023, atrapalhando retomada econômica

Esses fatores foram responsáveis pelo crescimento mais lento do que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre

"Os investidores estão incertos sobre as perspectivas da China", em parte devido à imprevisibilidade de quanto tempo as autoridades manterão a postura de covid-zero (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

"Os investidores estão incertos sobre as perspectivas da China", em parte devido à imprevisibilidade de quanto tempo as autoridades manterão a postura de covid-zero (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de outubro de 2022 às 16h16.

Alguns agentes na China esperam que as reuniões políticas deste mês sinalizem o fim das rígidas políticas anticovid. Entretanto, analistas indicam que eles devem se desapontar e seguir esperando até o próximo ano. Negócios chineses desaceleraram os investimentos e os consumidores cortaram gastos em meio a lockdowns em toda a cidade, testes em massa e anos de fechamento de fronteiras decorrentes dos controles da pandemia em Pequim.

Esses fatores foram responsáveis pelo crescimento mais lento do que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, bem como em várias liquidações do mercado de ações. Tanto o CSI 300 quanto o índice Shanghai Composite caíram o equivalente a vários meses, enquanto o MSCI China Index atingiu uma baixa de seis anos.

"Os investidores estão incertos sobre as perspectivas da China", em parte devido à imprevisibilidade de quanto tempo as autoridades manterão a postura de covid-zero e o potencial custo econômico que isso levará, disse o diretor de investimentos da Chartwell Capital, Ronald Chan.

O Partido Comunista da China realizará seu congresso quinquenal a partir de 16 de outubro e as reuniões deverão confirmar o próximo grupo de liderança do país e eliminar o risco de instabilidade política dos servidores. Mas as expectativas de que isso possa levar a uma mudança rápida na política de pandemia "podem ser um pouco altas demais", disse o executivo-chefe da Esoterica Capital, Qindong Liu.

Veja também:

Inclusão financeira com Pix alcança 49 milhões de pessoas até 2021, mostra BC

Juros estão abaixo da taxa neutra e mais aperto monetário será necessário, diz BCE

Acompanhe tudo sobre:Chinaeconomia-internacional

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor