Economia

China isenta tarifas sobre soja de alguns países da Ásia e Pacífico

A China vai suspender a taifa de 3% da soja comprada da Índia, Coreia do Sul, Bangladesh, Laos e Sri Lanka a partir de julho

A decisão faz parte de uma lista que prevê cortes nas tarifas aplicadas a produtos agrícolas, químicos, médicos, siderúrgicos e de alumínio (Roberto Samora/Reuters)

A decisão faz parte de uma lista que prevê cortes nas tarifas aplicadas a produtos agrícolas, químicos, médicos, siderúrgicos e de alumínio (Roberto Samora/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de junho de 2018 às 10h06.

Pequim - A China vai isentar de tarifas importações de soja de certos países da região da Ásia e do Pacífico, segundo anúncio feito nesta terça-feira pelo Conselho Estatal, o gabinete chinês.

A partir de 1º de julho, Pequim não irá mais tarifar a soja comprada da Índia, Coreia do Sul, Bangladesh, Laos e Sri Lanka. Atualmente, a tarifa é de 3%.

A decisão faz parte de uma lista mais ampla de produtos da região, que prevê cortes nas tarifas aplicadas a produtos agrícolas, químicos, médicos, siderúrgicos e de alumínio.

A China tem se esforçado para ampliar sua produção de soja este ano, depois de ter ameaçado adotar uma tarifa retaliatória de 25% contra importações de soja dos EUA. Os chineses também têm procurado diversificar suas fontes de importações de soja, comprando a commodity agrícola de países como Brasil e Rússia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaÍndiaBangladeshCoreia do SulSojaTarifas

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março