Economia

China conseguirá crescer 9% neste ano, diz estatístico

Pequim - A China não deverá encontrar dificuldades em alcançar um crescimento de 9 por cento neste ano, mas precisa estar alerta em relação à inflação, disse uma autoridade estatísticas nesta quinta-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 8,7 por cento em 2009 e a maioria do mercado espera uma aceleração em 2010, principalmente depois […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2010 às 07h49.

Pequim - A China não deverá encontrar dificuldades em alcançar um crescimento de 9 por cento neste ano, mas precisa estar alerta em relação à inflação, disse uma autoridade estatísticas nesta quinta-feira.

O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 8,7 por cento em 2009 e a maioria do mercado espera uma aceleração em 2010, principalmente depois do forte avanço de 11,9 por cento visto no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado.

"Não será um grande problema" a China crescer 9 por cento neste ano, afirmou Pan Jiancheng, vice-diretor da unidade de análise da Agência Nacional de Estatísticas, à Reuters.

Ele acrescentou que o governo deve enfatizar a qualidade do crescimento, melhorando a estrutura da economia, ao invés de focar-se no ritmo dele.

Ele também disse que a inflação ao consumidor deve ficar em média em torno de 4 por cento em 2010, superando a meta do governo de 3 por cento.

Leia mais sobre a China

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor