Economia

Cheques sem fundos batem recorde histórico em março

São Paulo, 22 de abril (Portal EXAME) O número de cheques devolvidos por falta de fundos bateu recorde em março. De cada mil cheques compensados, 16,7 foram devolvidos, alta de 3,1% em relação a março de 2002, quando foram 16,2 os cheques devolvidos em cada grupo de mil. O índice é o mais alto desde […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h32.

São Paulo, 22 de abril (Portal EXAME) O número de cheques devolvidos por falta de fundos bateu recorde em março. De cada mil cheques compensados, 16,7 foram devolvidos, alta de 3,1% em relação a março de 2002, quando foram 16,2 os cheques devolvidos em cada grupo de mil. O índice é o mais alto desde 1991, quando a Serasa começou a fazer o levantamento.

Na comparação dos dados acumulados no primeiro trimestre, o total de cheques devolvidos é 2% maior neste ano do que o registrado de janeiro a março de 2002. Foram 15,1 cheques devolvidos de cada mil compensados, contra 14,8 no primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com a Serasa, isso é um reflexo do alongamento dos prazos praticado pelo comércio no final de 2002. A estratégia, bem sucedida para ampliar as vendas, agora indica que houve problemas na análise de qualidade do crédito concedido.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Empresas podem regularizar divergências em PIS e Cofins até novembro

Governo vai aplicar imposto de 15% sobre lucro de multinacionais

BC gasta até R$ 50 milhões ao ano para manter sistema do Pix, diz Campos Neto

Governo edita MP que alonga prazo de dedução de bancos e deve gerar R$ 16 bi de arrecadação em 2025