Economia

Catherine Ashton vai à Índia para promover acordo de livre-comércio

Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança permanecerá por dois dias no país

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política Segurança, Catherine Ashton (John Thys/AFP)

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política Segurança, Catherine Ashton (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2012 às 11h01.

Bruxelas - A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, viajou neste domingo à Índia para preparar a próxima cúpula bilateral que ocorrerá no início de fevereiro, na qual um dos temas de destaque será a negociação do acordo de livre-comércio entre os 27 e o parceiro asiático.

Catherine passará dois dias na Índia, onde se reunirá com representantes do Governo do país. A chefe da diplomacia europeia deverá anunciar que a UE continua 'comprometida em concluir o mais rápido possível um completo e equilibrado acordo de livre-comércio com a Índia', explicou em comunicado.

Na agenda indiana de Catherine está incluída ainda a questão da segurança. Bruxelas quer que a Índia comece a cooperar com os 27 'como símbolo de um maior compromisso político entre os parceiros'.

Para a chefe da diplomacia europeia, 'a UE tem certeza de que é necessário reforçar as relações estratégicas com a Índia'.

'Espero conseguir maiores laços políticos e econômicos e a criação de novas associações para combater os desafios globais comuns', indicou a vice-presidente da Comissão Europeia no comunicado.

A 12ª cúpula UE-Índia será realizada em Nova Délhi em 10 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ComércioÁsiaEuropaÍndiaComércio exteriorUnião Europeia

Mais de Economia

IPCA-15 de janeiro desacelera para 0,20%; inflação em 12 meses fica em 4,50%

Mesmo após pandemia, América Latina não consegue reverter dívidas públicas

Maior refinaria da Índia vai aumentar compra de petróleo do Brasil, diz site

Preço da gasolina na bomba deve cair 1,54% com redução da Petrobras