Economia

Carnaval afeta e emplacamento cai 22%, diz consultoria

Atividade com automóveis somaram cerca de 106.500 unidades na primeira quinzena deste mês, de acordo com a pesquisa da consultoria Carcon


	Funcionários trabalham em linha de montagem de planta da Renault em São José dos Pinhais, Paraná
 (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Funcionários trabalham em linha de montagem de planta da Renault em São José dos Pinhais, Paraná (Rodolfo Buhrer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves somaram cerca de 106.500 unidades na primeira quinzena deste mês, de acordo com levantamento da consultoria Carcon, feito a partir de dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O volume representa queda de 22,14% sobre igual período de 2012, quando foram emplacadas 136.786 unidades, e declínio de 29,56% sobre a primeira metade de janeiro, quando foram registrados 151.192 veículos.

A primeira quinzena do mês foi prejudicada pelo feriado de carnaval e só teve nove dias úteis e meio, se consideradas a última segunda-feira (11) e a metade da quarta-feira passada, quando o comércio abriu às 12 horas. Na primeira quinzena de fevereiro de 2012, sem o carnaval, foram 11 dias úteis e, na primeira metade de janeiro deste ano, 10 dias úteis.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) deve divulgar, no início da noite desta segunda-feira, seu balanço oficial.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarnavalCarroseconomia-brasileiraVeículos

Mais de Economia

Cigarro mais caro: governo aumenta imposto e eleva preço mínimo do maço

Análise: Sem clareza sobre o ajuste fiscal, alta de juros em 2024 entra no radar dos diretores do BC

Plano Real, 30 anos: Armínio Fraga, o tripé macroeconômico e os desafios de manter o plano vivo

Com Selic a 10,5% ao ano, Brasil está entre os três países com maior taxa de juro real do mundo

Mais na Exame