Economia

Carga tributária supera 40% do PIB

Resultado do primeiro trimestre de 2006 totaliza R$ 194,87 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

Nos primeiros três meses deste ano, a carga tributária brasileira atingiu 40,69% do Produto Interno Bruto (PIB). O volume total foi de 194,87 bilhões de reais, ante 180,67 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2005. O PIB totalizou 478,9 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2006. A carga tributária equivale à soma da arrecadação de todos os tributos federais, estaduais e municipais.

Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), no primeiro trimestre de 2005 a carga tributária foi de 41,23% do PIB. "Apesar de apresentar leve queda em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o índice de arrecadação da União, Estados e municípios continua com muita substância", diz o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral. Ele afirma que a carga tributária brasileira continua a ser um entrave ao crescimento da economia do país.

De acordo com Amaral, é tradicionalmente no primeiro trimestre de cada ano que o índice atinge seu maior nível, devido à baixa atividade econômica e à concentração do vencimento de tributos como Imposto de Renda, IPVA e IPTU.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada