Caixa lança edital para contratar primeira agência-barco
Iniciativa do banco na Bacia Amazônica deve cobrir trechos do Rio Solimões, com uma população estimada em 253 mil habitantes
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.
Brasília - A Caixa Econômica Federal lança hoje (24), em Manaus (AM), edital de licitação para contratar a primeira agência-barco da instituição. O objetivo da Caixa é fornecer atendimento às populações ribeirinhas que vivem nos municípios da Bacia Amazônica. Serão ampliadas as opções de prestação de serviços e a inclusão bancária, informa nota do banco.
O projeto piloto da agência-barco atenderá no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari, numa área que abrange os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori, Codajás e Coari, com uma população de 253 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área somada dos municípios é de 124 mil metros quadrados e é maior que os estados de Pernambuco e Sergipe juntos e 30% maior que a de Portugal.
Serão oferecidos serviços de abertura de contas, atendimento social - como pagamento e movimentação de PIS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviços, Seguro Desemprego, entre outros -, financiamento de habitação de interesse social, além de micro crédito produtivo orientado e produtos como Construcard Caixa e crédito consignado (com desconto em folha de pagamento).
A agência também poderá viabilizar o suporte para ações de promoção à saúde, de educação e de proteção ambiental, principalmente das bacias hidrográficas. A Caixa também estuda oferecer o serviço nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
O edital, publicado hoje (24) no Diário Oficial da União, prevê o fornecimento de serviços de navegação em embarcação com capacidade para 65 pessoas, com toda a infraestrutura naval, incluindo energia, iluminação, comunicações, ar condicionado e serviços de limpeza, copa, cozinha e de tripulação e manutenção do barco.
Segundo a Caixa, a agência-barco deve ter serviços e soluções de segurança, vigilância armada, sistema de monitoramento de imagens, controle de acesso e sistema de localização/rastreamento.
A embarcação terá condições de permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais, idosos, gestantes ou com mobilidade reduzida. Os funcionários da agência também farão separação de lixo para reciclagem, e de lixo hospitalar gerado pelo atendimento médico e odontológico à população ribeirinha, sistema de tratamento de efluentes de esgoto e casco pintado com tinta não poluente.
A licitação tem sessão marcada para o dia 17 de junho de 2010, na modalidade de pregão eletrônico.