Economia

Café arábica dispara para maior valor em 1 ano

Operadores e analistas diziam que é necessário mais chuvas no Brasil, onde os cafezais foram atingidos pela seca e calor intenso

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 12h46.

Londres - Os contratos futuros de café arábica negociados na bolsa de Nova York subiam quase 6 por cento nesta terça-feira, atingindo o maior valor em um ano, com operadores e analistas dizendo que é necessário mais chuvas no Brasil, onde os cafezais foram atingidos pela seca e calor intenso.

Chuvas nos últimos dias não teriam sido suficientes para aliviar o estresse hídrico de um verão atipicamente seco.

O contrato maio do arábica era negociado a 1,4860 dólar por libra-peso por volta das 12h15 (horário de Brasília), tendo atingido mais cedo 1,5665 dólar, seu nível mais alto desde janeiro de 2013.

"Nós definitivamente tivemos alguns danos irreversíveis. Ainda é muito cedo para ver exatamente quanto, essa é a questão fundamental neste momento", disse Kona Haque, chefe de pesquisa de commodities agrícolas do Macquarie Bank.

Haque disse que as condições de tempo seco em dezembro e janeiro foram sem precedentes, o que torna difícil avaliar os danos em potencial.

"Neste momento, o mercado está, obviamente, negociando clima no Brasil." O país é o maior produtor e exportador global de café.

Na semana passada, os especuladores passaram a ter posições compradas líquidas de café arábica negociado na bolsa de Nova York (ICE Futures) pela primeira vez em mais de dois anos, com a commodity subindo por conta da seca no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:CaféClimaCommoditiesPreços

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame