Economia

Caem 43,9% na remessas de lucros de empresas ao exterior

Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, esse resultado é afetado pelo dólar mais alto no país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 14h35.

Brasília - As remessas de lucros e dividendos de empresas no Brasil para o exterior caíram 43,9% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Segundo dados divulgados hoje (24) pelo Banco Central (BC), essas remessas ficaram em US$ 5,894 bilhões, de janeiro a abril deste ano, ante US$ 10,515 bilhões em igual período do ano passado.

Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, esse resultado é afetado pelo dólar mais alto no país. Isso porque o investimento de estrangeiros no país é feito em reais, assim como o lucro. “Mas essa mesma quantidade de reais vai representar menos dólares [quando forem remetidos os lucros e dividendos para o exterior]”.

Outro fator que influencia esse resultado é a atividade econômica em ritmo mais lento. Com menor crescimento, também diminuem os lucros que podem ser enviados ao exterior. “Essa conta é afetada tanto pela atividade quanto pela taxa de câmbio”, explicou Rocha. Segundo ele, os números mostram tendência de redução dessas remessas.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCâmbioDólarEmpresasMercado financeiroMoedas

Mais de Economia

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

Mais na Exame