Economia

Burocracia é veneno para empresário, diz Civita

Para presidente do Grupo Abril, problema do excesso de controles faz parte da história do Brasil e é a "ante-sala do inferno" para empresários

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2013 às 08h34.

Há apenas dois interessados na burocracia os burocratas e os vendedores de facilidades. A constatação é de Roberto Civita, presidente do Grupo Abril, na abertura do <em>EXAME Fórum Desburocratizar para Crescer</em>, nesta segunda-feira (23/8). "A burocracia é o inferno ou, no mínimo, a ante-sala do inferno."</p>

Civita lembra que a burocracia não foi inventada pelo governo do PT, nem mesmo pelos militares, mas vem desde os tempos de Tomé de Souza, que chegou à colônia portuguesa com a missão de acabar com a falta de regras nas capitanias "e teve amplo sucesso".

O presidente do Grupo Abril também destaca o caráter de permanente prejuízo à economia causado pelo excesso de normas sobre a atividade empresarial. "Se a burocracia fosse apenas incômoda, vá lá. Mas é um veneno."

Segundo Civita, o "castelo burocrático" é baseado no pressuposto de que as pessoas são desonestas. "Não estou sugerindo complacência ou leniência com o desonesto", diz. Em sua opinião, os controles devem ser posteriores, já que a grande maioria das pessoas trabalha e faz negócios de boa-fé.

Acompanhe tudo sobre:AbrilEmpresáriosEmpresaseventos-exameEXAME FórumPersonalidadesRoberto Civita

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor