Economia

Brasileiro prioriza regularização de pendências financeiras

Pagar as contas e regularizar as pendências financeiras. Essa parece ser a missão da maioria dos brasileiros em 2004, ano em que o volume de regularizações na Serasa bate recordes. No primeiro trimestre, 87% das pessoas acertaram o que deviam e limparam o seu cadastro. Do total de 46 milhões que foram registrados como inadimplentes […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

Pagar as contas e regularizar as pendências financeiras. Essa parece ser a missão da maioria dos brasileiros em 2004, ano em que o volume de regularizações na Serasa bate recordes. No primeiro trimestre, 87% das pessoas acertaram o que deviam e limparam o seu cadastro. Do total de 46 milhões que foram registrados como inadimplentes nos três primeiros meses deste ano mesmo número do primeiro trimestre de 2003 , 40 milhões conseguiram sair da lista.

O percentual é cinco pontos percentuais maior do que o registrado no primeiro trimestre de 2003, quando 82,6% das pendências foram regularizadas. Nos 12 meses de 2002, esse percentual foi cerca de 50%. Em anos anteriores, oscilava entre 30% e 40%.

Segundo a empresa de análise de crédito, 36% das anotações de pessoa física são de cheques sem fundos, 33% cartões de crédito e financeiras, 29% referem-se a dívidas no sistema financeiro (bancos) e 2% títulos protestados. Para os técnicos da Serasa, o movimento de inclusões e baixas no primeiro trimestre de 2004 mostra que o consumidor continua priorizando o pagamento de dívidas como ocorreu ao longo de 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Câmara aprova texto-base do projeto que reonera a folha de pagamentos a partir de 2025

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ