Economia

Brasileiro prioriza regularização de pendências financeiras

Pagar as contas e regularizar as pendências financeiras. Essa parece ser a missão da maioria dos brasileiros em 2004, ano em que o volume de regularizações na Serasa bate recordes. No primeiro trimestre, 87% das pessoas acertaram o que deviam e limparam o seu cadastro. Do total de 46 milhões que foram registrados como inadimplentes […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

Pagar as contas e regularizar as pendências financeiras. Essa parece ser a missão da maioria dos brasileiros em 2004, ano em que o volume de regularizações na Serasa bate recordes. No primeiro trimestre, 87% das pessoas acertaram o que deviam e limparam o seu cadastro. Do total de 46 milhões que foram registrados como inadimplentes nos três primeiros meses deste ano mesmo número do primeiro trimestre de 2003 , 40 milhões conseguiram sair da lista.

O percentual é cinco pontos percentuais maior do que o registrado no primeiro trimestre de 2003, quando 82,6% das pendências foram regularizadas. Nos 12 meses de 2002, esse percentual foi cerca de 50%. Em anos anteriores, oscilava entre 30% e 40%.

Segundo a empresa de análise de crédito, 36% das anotações de pessoa física são de cheques sem fundos, 33% cartões de crédito e financeiras, 29% referem-se a dívidas no sistema financeiro (bancos) e 2% títulos protestados. Para os técnicos da Serasa, o movimento de inclusões e baixas no primeiro trimestre de 2004 mostra que o consumidor continua priorizando o pagamento de dívidas como ocorreu ao longo de 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro