Economia

Brasil tem o pior resultado de PIB entre os Brics

O país registrou expansão anual de 2,1% no período e nula na comparação trimestral. Já a China teve alta de 9,1%, a Índia teve aumento de 6,9% e a Rússia se expandiu 4,8%

Além do Brasil, também tiveram expansão nula trimestral a Espanha e a Bélgica (Wikimedia Commons)

Além do Brasil, também tiveram expansão nula trimestral a Espanha e a Bélgica (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 11h36.

Rio de Janeiro - O Brasil teve o pior resultado entre os Brics, incluindo a África do Sul, para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2011, ante o mesmo período de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto a economia brasileira registrou expansão de 2,1% no período, a China teve alta de 9,1%, a Índia teve aumento de 6,9%, a Rússia se expandiu 4,8%, e a África do Sul registrou crescimento de 3,1%.

Na comparação com o trimestre anterior, o comportamento do PIB do Brasil, que teve expansão nula no período (0,0%), ficou atrás de Japão (1,5%), Noruega (1,4%), México (1,3%), Coreia do Sul (0,7%), Chile (0,6%), Alemanha (0,5%), Estados Unidos (0,5%), Reino Unido (0,5%), França (0,4%) e União Europeia (0,2%).

Também tiveram expansão nula (0,0%) a Espanha e a Bélgica. Já a Holanda apresentou retração de 0,3% no PIB no período. Nem todos os países divulgam a variação do PIB neste tipo de comparação, em relação ao trimestre imediatamente anterior, o que explica a ausência de outros Brics na lista.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPaíses emergentesDados de BrasilBricsIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Maior fábrica de ônibus elétricos do Brasil, na Via Anchieta, vai dobrar de tamanho

Jato executivo mais rápido do mundo de US$ 85 milhões será exibido em SP

Governo altera projeção de alta do IPCA em 2026 de 3,7% para 4,5%

IBC-Br: prévia do PIB cai 0,7% em março de 2026