Economia

Brasil tem maior juro real projetado em 2022 entre principais economias

Com a previsão de novos aumentos na taxa Selic, juro real no Brasil pode fechar 2022 como o maior entre mais de 30 países

 (Arte/Exame)

(Arte/Exame)

CR

Carolina Riveira

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 às 20h11.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2022 às 19h17.

Hoje com uma das maiores taxas de juros do mundo, o Brasil pode terminar 2022 liderando também no chamado "juro real", isto é, quando se desconta a perda pela inflação.

A taxa de juros real brasileira projetada para o fim de 2022 está atualmente na casa dos 6,5%, caso as projeções para inflação e taxa Selic se mantenham.

O Brasil lidera na projeção de juro real na comparação com outros 37 países, segundo levantamento feito pela Necton Investimentos (do BTG Pactual, mesmo grupo que controla a EXAME).

Com esses valores, o juro real brasileiro está acima das previsões para países como Argentina e Turquia, onde os juros nominais são muito altos, acima de 20% e 50%, respectivamente, mas o juro real ficará negativo devido à alta inflação (veja no gráfico abaixo).

No IPCA, foi usado no levantamento uma alta de 5,23% no ano. Já para a Selic, até esta semana, a aposta na mediana do boletim Focus era de que o Brasil terminasse 2022 com taxa básica de juros em 11,75%. O juro real é calculado subtraindo-se esses dois componentes.

"O valor [do juro real brasileiro] é praticamente o dobro da taxa projetada para o segundo lugar, que é a Rússia, que deve ter uma taxa de juros de 8,1%, contra uma inflação de 4,8%, o que dá uma taxa real de 3,3%", escreveu em nota a clientes André Perfeito, economista-chefe da Necton.

Em países desenvolvidos, no geral, são observadas inflação e taxa de juros em patamares menores, fazendo com que o juro real também seja menor.

Um aumento de 1,5 ponto percentual na Selic é esperado para a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que começa nesta quarta-feira, 2. Assim, a taxa de juros chegaria a 10,75% já nesta semana, ante os atuais 9,25%.

O que significa o juro real?

O juro real é uma métrica observada com atenção por investidores, porque mostra o quanto um aporte em renda fixa renderia acima da inflação em certo país.

O cenário de juro real acima de 6% seria uma reversão em relação ao momento atual. Pela inflação e juros de hoje no Brasil, o rendimento com base na Selic perde para a inflação: o acumulado em 12 meses no IPCA foi de 10,06% em 2021, contra 9,25% da taxa Selic.

Um juro real maior pode levar, assim, a uma perspectiva de valorização do real frente ao dólar, via alguma atração de investimentos estrangeiros. A Necton revisou sua projeção de dólar para 2022 de 5,40 reais para 5,20 reais nesta semana.

Além disso, a diferença maior entre Selic e IPCA mostra também que tem havido algum resultado no controle da inflação via taxa de juros, diz Perfeito.

"Os juros reais em alta mostram [...] tendência de controle inflacionário e assim temos uma perspectiva mais benigna para o país de destino dos investimentos", aponta a nota da Necton.

Para quem pega dinheiro emprestado, no entanto, ter juros real alto é má notícia, pois aumenta o custo da dívida. Para empresas nacionais, pode ser mais vantajoso reter dinheiro do que tomar crédito para financiar investimento produtivo e expansão das atividades.

Assim, os aumentos na taxa de juros, somado à inflação recorde do ano passado, desemprego e atividade econômica fraca, levam a uma perspectiva de economia brasileira estagnada neste ano, crescendo na casa dos 0,3%. O Brasil teve uma das piores projeções de crescimento do mundo no último relatório do Fundo Monetário Internacional.

Ainda não é garantia que a inflação fechará 2022 no patamar previsto, mesmo com a alta de juros. As últimas projeções para o IPCA já vêm subindo para além de 5% inicialmente previstos e acima do teto da meta do Banco Central. No ano passado, o IPCA fechou o ano em 10,06%, a maior alta desde 2015 e uma das piores desde o Plano Real.

Neste cenário, a taxa Selic também pode ir além dos 11,75%, a depender de como se desdobrar a inflação no resto do ano. Com a prévia do IPCA de janeiro vindo acima do esperado, casas de análise e bancos têm aumentado a projeção para a Selic. Alguns já apostam que a taxa terminará acima de 12%, isto é, com ainda mais aumentos promovidos pelo Copom nas próximas reuniões.

Onde Investir em 2022? Faça o teste e descubra se você está preparado para encontrar as melhores oportunidades de investimento do ano!

Acompanhe tudo sobre:CopomCrise econômicaInflaçãoJurosSelic

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor