Economia

Brasil procura trigo fora do Mercosul

O governo eliminou imposto que existia sobre importação de trigo de países fora do Mercosul


	Colheita de trigo: objetivo é garantir o abastecimento e combater a inflação
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Colheita de trigo: objetivo é garantir o abastecimento e combater a inflação (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 16h10.

Rio de Janeiro - O governo eliminou o imposto do 10% que existia sobre a importação de trigo de países fora do Mercosul com o objetivo de garantir o abastecimento e combater a inflação, de acordo com a resolução publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

A medida, aprovada após uma consulta extraordinária da Câmara de Comércio Exterior (Camex) ao conselho de ministros, estará em vigor até 15 de agosto e estará limitada a um milhão de toneladas do grão.

A retirada do imposto contradiz as recomendações do Ministério da Agricultura, que recentemente aconselhou adiar a medida por causa do aumento de 33,4% na colheita brasileira de 2014 em relação ao ano anterior prevista pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A medida evidenciou as dificuldades da Argentina, membro do Mercosul e principal exportador de trigo da região, em abastecer o mercado brasileiro.

Em recente comunicado, a Federação de Associações Rurais do Mercosul (FARM) criticou o Brasil por aumentar a importação de trigo dos Estados Unidos e manifestou "preocupação com a situação que a produção e a comercialização de trigo no Mercosul enfrenta".

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoCereaisMercosul

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro