Economia

Brasil precisa de US$ 26 bilhões para infra-estrutura por ano

Saída para financiamentos pode estar nos fundos de participação, diz Abdib

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h36.

O Brasil precisa a cada ano de 26,8 bilhões de dólares (cerca de 58 bilhões de reais) para a infra-estrutura, calcula Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). De acordo com a entidade, levantar esse dinheiro representaria acabar com o principal obstáculo à expansão de obras de transportes, energia e saneamento, entre outras.

Para a Abdib, o caminho para acabar com o gargalo do financiamento deve ser aberto por meio dos fundos de participação em empreendimentos de infra-estrutura, que poderiam levantar até 75 bilhões de reais para o setor. Nesses fundos, os aplicadores compram cotas e um gestor fica responsável pela alocação dos recursos em projetos.

O governo já ofereceu um incentivo nesse sentido: aliviou a tributação para investidores estrangeiros interessados em aplicar dinheiro nos fundos. Também há uma proposta discutida pelo Ministério do Trabalho que envolve o uso de valores do patrimônio líquido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que hoje estão aplicados em títulos da dívida pública. Os recursos seriam destinados a fundos de participação em obras de infra-estrutura.

Para motivar a entrada de investidores estrangeiros nos fundos de participação,  a Abdib promove um encontro com cerca de 400 gestores e potenciais aplicadores na Alemanha ainda neste mês.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Governo prevê alta das exportações de petróleo em 2026, diz Alckmin

Veja os 10 países que mais importaram produtos do Brasil em 2025

Balança comercial tem superávit de US$ 68,3 bilhões em 2025, queda de 7,9%

EUA e mais de 100 países chegam a acordo sobre imposto mínimo global com a OCDE