Economia

Brasil exporta mais de 8 mi de toneladas de soja em abril

Volume é o novo recorde histórico para a exportação de soja no país; marca anterior era de 7,95 milhões de toneladas, atingida em maio de 2013


	Soja: Brasil atingiu novo recorde histórico na exportação de soja em abril de 2014
 (Getty Images)

Soja: Brasil atingiu novo recorde histórico na exportação de soja em abril de 2014 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2014 às 16h44.

SÃO PAULO - As exportações de soja do Brasil em abril atingiram volume histórico de 8,25 milhões de toneladas, apagando a melhor marca anterior, de 7,95 milhões de toneladas, obtida em maio do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta sexta-feira.

A receita com as exportações de soja em abril somou 4,13 bilhões de dólares, ou mais de 20 por cento do valor total das exportações brasileiras no mês passado, de 19,72 bilhões de dólares.

A título de comparação, o minério de ferro, que lidera a pauta de exportações do Brasil, obteve uma receita de 2 bilhões de dólares em abril, ou aproximadamente metade do que a soja gerou em divisas.

Os embarques atingiram recordes em um mês em que tradicionalmente o Brasil (maior exportador global) exporta grandes volumes, após a colheita de soja, produto líder das exportações agropecuárias do país.

Neste ano, especialmente, o país está exportando volumes recordes em meio a uma safra recorde de 86 milhões de toneladas.

As exportações de soja cresceram 32,5 por cento na comparação com o volume verificado no mês anterior, e aumentando mais de 15 por cento ante abril de 2013.

Com os embarques de abril, o país já exportou no acumulado do ano mais de 17 milhões de toneladas de soja, ou cerca de 40 por cento do que a indústria projeta exportar em 2014, quando se espera uma exportação anual recorde.

Texto atualizado no dia 2 de maio, às 16h44.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorCommoditiesExportaçõesSoja

Mais de Economia

Tesouro adia para 15 de janeiro resultado das contas de novembro

Câmara apresenta justificativa sobre emendas e reitera que Câmara seguiu pareceres do governo

Análise: Inflação preocupa e mercado já espera IPCA de 5% em 2025

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra