Economia

Brasil está pronto para estímulo reduzido do Fed, diz Dilma

Dilma fez os comentários antes de a autoridade monetária norte-americana confirmar, no final desta tarde (horário de Brasília), a redução do apoio econômico


	Dilma Rousseff: “O Banco Central está preparado, e está atento a esse fato [redução de incentivos financeiros na economia dos EUA pelo Fed]”
 (AFP/Getty Images)

Dilma Rousseff: “O Banco Central está preparado, e está atento a esse fato [redução de incentivos financeiros na economia dos EUA pelo Fed]” (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 17h20.

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18) que o Brasil está preparado para a redução de incentivos financeiros na economia norte-americana pelo Federal Reserve (Fed), que é o Banco Central dos Estados Unidos.

Ela fez os comentários antes de a autoridade monetária norte-americana confirmar, no final desta tarde (horário de Brasília), a redução do apoio econômico.

“Vai ter, de fato, esse momento de saída da política monetária expansionista nos Estados Unidos, mas o Brasil nunca esteve tão preparado. Nós não estamos mais naquela fase que o pessoal dizia: espirrou nos Estados Unidos, pneumonia no Brasil”, disse em entrevista às rádios Jornal AM e JC News FM, de Pernambuco.

“O Banco Central está preparado, e está atento a esse fato”, completou, explicando que o Brasil tem bases sólidas porque a inflação está sob controle, o desemprego é baixo e país tem reservas financeiras elevadas.

A presidenta lembrou que, há meses, quando começou a se discutir a redução de incentivos nos Estados Unidos, houve turbulência na economia de vários países. “Eles começaram a falar isso e deu uma turbulência no mercado: subiu o dólar e desvalorizou todas as moedas internacionais. Nós estamos extremamente preparados para isso”, garantiu.

O Comitê de Política Monetária do Federal do Fed retomou hoje uma reunião de dois dias em Washington e anunciou, ao final, que vai reduzir de US$ 85 bilhões mensais para US$ 75 bilhões mensais o apoio à economia norte-americana, após grande expectativa mundial.

Acompanhe tudo sobre:Dilma Rousseffeconomia-brasileiraFed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo

Indústria de alta tecnologia amplia sua produção pela primeira vez desde 2018

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio