Economia

Bombas caem em oleodutos no Iraque, sem atingir exportações

Cerca de um quarto de todas as exportações é bombeado através do estratégico duto Kirkuk-Ceyhan

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2012 às 10h51.

Kirkuk - Duas bombas explodiram neste sábado perto de oleodutos secundários que transportam óleo não refinado de um campo de petróleo próximo à cidade de Kirkuk, no norte do país, mas não afetaram as exportações para o porto de Ceyhan, na Turquia, disseram fontes das áreas de segurança e de petróleo.

O ataque ocorreu perto de dutos que transportam óleo do campo petrolífero de Bai Hassan para uma estação em Kirkuk, disseram um porta-voz do Ministério do Petróleo e funcionários da estatal North Oil Company.

"Duas bombas explodiram próximas a dois poços de petróleo no campo de Bai Hassan sem causar incêndio. Nós estamos avaliando os danos e uma equipe técnica já iniciou os reparos. As exportações não foram afetadas", disse Asim Jihad, porta-voz do Ministério do Petróleo.

A explosão ocorreu na madrugada de sábado e foi causada por bombas colocadas em dois dutos a cerca de 45 quilômetros a noroeste da cidade, disse um oficial da polícia em Kirkuk.

"Conseguimos neutralizar mais quatro bombas na mesma área", disse o oficial, sob condição de anonimato. Instalações de energia ainda são alvos frequentes de insurgentes, mais de nove anos após a invasão de 2003 liderada pelos Estados Unidos que derrubou Saddam Hussein.

A maior parte do petróleo do Iraque é exportada a partir de terminais do sul, mas cerca de um quarto de todas as exportações é bombeado através do estratégico duto Kirkuk-Ceyhan.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)IraqueEnergia

Mais de Economia

Fazenda projeta crescimento do PIB de 2,3% e IPCA de 3,6% em 2026

Ata do Copom: ciclo de cortes da Selic será conduzido com ‘serenidade’

Gastos com ex-presidentes superam R$ 9,5 milhões em 2025

Nova regra sobre trabalho em feriados deve entrar em vigor em março