Economia

Bolsas mundiais caminham para performance anual recorde

LONDRES (Reuters) - As bolsas de valores mundiais caminhavam para a melhor performance anual da história nesta quinta-feira, após um 2008 bastante fraco. O índice MSCI de ações globais subia 0,48 por cento, acumulando no ano alta de mais de 32 por cento. Se esse movimento se sustentar, será a melhor leitura anual da série […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2009 às 11h08.

LONDRES (Reuters) - As bolsas de valores mundiais caminhavam para a melhor performance anual da história nesta quinta-feira, após um 2008 bastante fraco.

O índice MSCI de ações globais subia 0,48 por cento, acumulando no ano alta de mais de 32 por cento.

Se esse movimento se sustentar, será a melhor leitura anual da série histórica iniciada em 1988. Os ganhos, no entanto, seguem uma queda sem precedentes de 43,5 por cento em 2008 e o índice continua cerca de 30 por cento abaixo de seu pico histórico atingido em outubro de 2007.

"O resumo de 2009 é que foi um ano de quantias maciças e sem precedentes de liquidez que os governos colocaram nos mercados", disse a Nicholas-Applegate Capital Management em nota.

"A liquidez fornecida pelo governo atuou como uma base para o crédito e deu aos investidores confiança para sair de ativos de baixo risco para ativos mais arriscados."

Depois de atingir mínimas históricas em março, os ganhos das bolsas foram consideráveis. O índice MSCI de mercados emergentes, por exemplo, saltou quase 110 por cento desde o começo de março.

Muitos índices já recuperaram a maior parte ou o total das perdas sofridas após o colapso do Lehman Brothers em setembro de 2008.

O índice europeu de ações tem, antes do encerramento deste último pregão do ano, alta de 25 por cento em 2009.

O índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão subiu cerca de 70 por cento no ano, no melhor desempenho desde 1993.

(Por Jeremy Gaunt)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

Mais na Exame