Economia

BNDES defende banco de fomento conjunto dos Brics

Luciano Coutinho defendeu a criação de um banco como forma de suprir as necessidades de financiamento de projetos de infraestrutra

Coutinho: "O mundo carece de bancos de desenvolvimento. Infelizmente as instituições multilaterais perderam força" (Paulo Whitaker/Reuters)

Coutinho: "O mundo carece de bancos de desenvolvimento. Infelizmente as instituições multilaterais perderam força" (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2012 às 18h05.

Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, defendeu a criação de um banco de fomento conjunto dos países que formam os Brics como forma de suprir as necessidades de financiamento de projetos de infraestrutra. Para ele, as instituições multilaterais tradicionais já não dão conta de atender a demanda atual.

"O mundo carece de bancos de desenvolvimento. Infelizmente as instituições multilaterais perderam força. O Banco Mundial, que foi muito importante dos anos 50 e 60, hoje é relativamente pequeno dado o tamanho das necessidades de infraestrutura", disse o executivo durante abertura do campeonato Panamericano de Canoagem de Velocidade de 2012, no Rio de Janeiro.

Coutinho destacou a África, onde, segundo ele, é preciso investir em projetos, de hidrelétricas a abastecimento de água. Coutinho disse que o BNDES deverá colaborar com os estudos para a criação do banco conjunto. A intenção de criá-lo foi anunciada no mês passado pelos países dos Brics, na Índia.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaBricsInvestimentos de empresasBNDESEconomistasLuciano Coutinho

Mais de Economia

Salário mínimo ideal é quase 5x maior do que valor de 2026, diz DIEESE

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira