Economia

Bill Gates dá bronca no G20 e quer pagar mais impostos

Por meio da sua fundação, o bilionário fez uma doação de 750 milhões de dólares para um fundo global de combate à AIDS, tuberculose e malária

Bill Gates diz que mundo não pode se voltar para a crise e esquecer o pobres (Mark Wilson/Getty Images/AFP)

Bill Gates diz que mundo não pode se voltar para a crise e esquecer o pobres (Mark Wilson/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 10h51.

São Paulo – Bill Gates, o bilionário fundador da Microsoft, fez um apelo durante sua apresentação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, para que, ao se voltar para a crise financeira, os países do G20 e o resto do mundo não ignorem os países pobres e as pessoas que passam fome.

"Vivemos tempos duros, economicamente, mas isso não é desculpa para cortar o apoio aos mais pobres do mundo”, disse.

Durante o fórum, Gates se comprometeu ainda a doar 750 milhões de dólares para um fundo global de combate à AIDS, tuberculose e malária por meio de sua fundação Bill e Melinda Gates.

O fundo é resultado de uma parceria púbico-privada e ajuda a salvar 100 mil vidas ao mês. A fundação de Gates já havia doado 650 milhões de dólares para a sua criação.

O bilionário do software declarou ainda, em uma entrevista à BCC, que acredita que deveria pagar mais impostos e que a proposta da administração Barack Obama para aumentar a cobrança de impostos sobre os milionários e bilionários que vivem no país é “justa”.

Reconhecido por seus esforços filantrópicos, Gates disse ainda que acredita que “pessoas como ele não tem feito o suficiente” para resolver o problema do déficit americano.

Em seu perfil no Twitter, Gates postou um link para uma carta aberta detalhando suas preocupações com a fome e as doenças que vitimam mais de 1 bilhão de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza no mundo hoje.

Com um patrimonio estimado em 59 bilhões de dólares, Gates se afastou do dia a dia da Microsoft em 2008 para se dedicar à sua fundação.

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesDavosEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftPersonalidadesTecnologia da informação

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor