Economia

Bernanke pede ao Congresso que suavize "rigor" fiscal

O presidente do Federal Reserve disse hoje que a política monetária não pode compensar totalmente os efeitos negativos oriundos da política fiscal restritiva


	Ben Bernanke: "Os cortes automáticos de gastos precisam ser substituídos por políticas que reduzam o déficit federal de maneira mais gradual no curto prazo", disse o presidente do Fed
 (REUTERS/Gary Cameron)

Ben Bernanke: "Os cortes automáticos de gastos precisam ser substituídos por políticas que reduzam o déficit federal de maneira mais gradual no curto prazo", disse o presidente do Fed (REUTERS/Gary Cameron)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2013 às 14h13.

Washington - O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse hoje que a política monetária não pode compensar totalmente os efeitos negativos oriundos da política fiscal restritiva.

Segundo ele, seria bom que o Congresso dos EUA suavizasse o rigor fiscal neste ano e no próximos.

"Os cortes automáticos de gastos precisam ser substituídos por políticas que reduzam o déficit federal de maneira mais gradual no curto prazo, porém mais substancial no longo prazo. Nas atuais circunstâncias, com as taxas de juros de curto prazo já próximas de zero, a política monetária não tem a capacidade de ofuscar totalmente um obstáculo econômico dessa magnitude".

Bernanke comentou que o preço do alto nível de desemprego é muito grande.

"O desemprego não somente impõe dificuldades para os indivíduos afetados e suas famílias, mas também prejudica a produtividade potencial da economia como um todo, ao prejudicar as habilidades dos trabalhadores e - o que é especialmente importante durante essa fase - evitar que muitos jovens ganhem experiência profissional", comentou. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Mercado financeiroFed – Federal Reserve SystemPolítica fiscalPolítica monetária

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1