Economia

Bernanke defende que China tenha câmbio mais flexível

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, juntou-se ao governo do presidente Barack Obama no pedido para que a China deixe sua moeda se tornar mais flexível. Segundo ele, isso poderia ajudar a economia chinesa a evitar um superaquecimento. "Nós gostaríamos de ver mais flexibilidade na […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, juntou-se ao governo do presidente Barack Obama no pedido para que a China deixe sua moeda se tornar mais flexível. Segundo ele, isso poderia ajudar a economia chinesa a evitar um superaquecimento. "Nós gostaríamos de ver mais flexibilidade na taxa de câmbio deles como parte de um processo para reduzir os riscos de superaquecimento", ressaltou hoje o presidente do Fed ao Comitê Bancário do Senado.

Embora seja importante para a China alcançar uma taxa de crescimento equilibrada e evitar uma expansão maior do crédito, Bernanke disse que não está "particularmente preocupado" com um superaquecimento agora.

Quando questionado sobre a possibilidade de os EUA enfrentarem problemas similares aos da Grécia, se seus déficits continuarem a crescer, o presidente do Fed afirmou que a situação do país é diferente, tendo em vista o tamanho e o tipo da economia, bem como o fato de os EUA terem sua moeda própria.

Em resposta a uma pergunta do senador democrata Evan Bayh sobre qual seria o pior patamar para a relação entre dívida pública e Produto Interno Bruto (dívida/PIB), Bernanke disse que o caminho na direção de uma proporção de 100% seria "muito indesejável". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesÁsiaCâmbioChinaEconomistasBen Bernanke

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?