Economia

BC alemão está pronto para apoiar ação do BCE, dizem fontes

Autoridades estão observando todos os dados relevantes, e as projeções de inflação para 2016 são importantes mas não são os únicos números decisivos


	Sede do BCE:  banco está pronto para agir no mês que vem para impulsionar a economia
 (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

Sede do BCE:  banco está pronto para agir no mês que vem para impulsionar a economia (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2014 às 09h56.

Frankfurt - O banco central alemão está pronto para apoiar uma ação de política do Banco Central Europeu caso ela seja necessária e isso não é novidade, disseram duas fontes do BC nesta terça-feira. As autoridades estão observando todos os dados relevantes, e as projeções de inflação para 2016 são importantes mas não são os únicos números decisivos, disseram as fontes.

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse na quinta-feira passada que o banco está pronto para agir no mês que vem para impulsionar a economia da zona do euro caso as projeções atualizadas de inflação justificarem isso.

"Sempre dissemos que estamos dispostos a agir se isso for realmente necessário", disse uma fonte de alto escalão do banco central alemão. A segunda fonte do BC confirmou as informações. Mais cedo, o Wall Street Journal, citando uma pessoa familiarizada com o assunto, divulgou que o BC alemão está disposto a apoiar uma série de medidas de estímulo do BCE no mês que vem, incluindo taxa de depósito negativa, se necessário para impedir que a inflação permaneça muito baixa.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBCEEuropaInflaçãoPaíses ricosZona do Euro

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto