Economia

Bancos do Chipre abrirão na 5ª feira, ao invés de 3ª

O ministro das Finanças justificou a necessidade de ampliar o prazo de fechamento para garantir "o correto funcionamento do sistema bancário por completo"

Manifestantes seguram bandeira do Chipre em protesto contra o plano de resgate do país, em Nicósia  (REUTERS / Yorgos Karahalis)

Manifestantes seguram bandeira do Chipre em protesto contra o plano de resgate do país, em Nicósia (REUTERS / Yorgos Karahalis)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2013 às 06h11.

Nicósia - Os bancos do Chipre abrirão suas portas na quinta-feira, e não hoje, como tinha anunciado o presidente do país, Nikos Anastasiadis, em mensagem transmitida pela televisão.

A contra-ordem veio pouco após a meia-noite local (19h de Brasília) em comunicado enviado pelo ministro das Finanças, Michalis Sarris, à agência de notícias cipriota "CNA".

O ministro das Finanças justificou a necessidade de ampliar o prazo de fechamento para garantir "o correto funcionamento do sistema bancário por completo".

A princípio, estava previsto que apenas o Banco do Chipre e o Banco Popular (Laiki) teriam sua reabertura adiada até quinta-feira.

Os dois citados bancos foram afetados pelo amplo plano de reestruturação estipulado na madrugada de segunda-feira pelo Eurogrupo, e por isso deverão levar alguns dias para adaptar seu software às novas exigências.

Os bancos do Chipre permanecem fechados desde 16 de março, e desde então o único acesso ao dinheiro depositado nessas instituições foi através dos caixas automáticos, embora com valor limitado.

Acompanhe tudo sobre:BancosChipreCrise econômicaFinanças

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega