Economia

Atividade empresarial da zona do euro permanece fraca em março, mostra PMI

De acordo com o IHS Markit, taxa é uma das mais baixas desde 2014

Notas de euro: resultado empresarial ficou acima da preliminar de 51,3, mas se aproximou da marca de 50, que separa crescimento de contração (Getty Images/Getty Images)

Notas de euro: resultado empresarial ficou acima da preliminar de 51,3, mas se aproximou da marca de 50, que separa crescimento de contração (Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 3 de abril de 2019 às 08h28.

Londres — A atividade empresarial na zona do euro foi letárgica em março, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) que sugeriu que a contração na indústria está gradualmente afetando o setor de serviços do bloco.

O PMI Composto final do IHS Markit caiu a 51,6 em março de 51,9 em fevereiro. O resultado ficou acima da preliminar de 51,3, mas se aproximou da marca de 50, que separa crescimento de contração.

"O PMI final da zona do euro para março confirma o fim fraco do primeiro trimestre, com o crescimento empresarial enfraquecendo para uma das taxas mais letárgicas desde 2014", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

A indústria teve o pior mês em quase seis anos em março, mostrou o PMI do setor na segunda-feira, e embora a atividade de serviços tenha acelerado um pouco no mês passado, permaneceu fraca. O PMI de serviços subiu a 53,3 de 52,8 em fevereiro, contra preliminar de 52,7.

Acompanhe tudo sobre:PMI – Purchasing Managers’ IndexZona do Euro

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto