Economia

Ásia-Pacífico ameaçada por dependência do petróleo importado

Segundo previsões, em 2035, a região importará 44% das necessidades primárias em petróleo, contra 36% em 2010


	Plataforma de perfuração em alto-mar, no mar do Norte: a produção local aumentou "levemente" desde 1990, enquanto o consumo disparou (Kjetil Alsvik/AFP)

Plataforma de perfuração em alto-mar, no mar do Norte: a produção local aumentou "levemente" desde 1990, enquanto o consumo disparou (Kjetil Alsvik/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2013 às 09h10.

Cingapura - A região Ásia-Pacífico está "gravemente ameaçada" pela grande dependência de petróleo importado, afirma o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em um relatório.

Em 2035, a região importará 44% das necessidades primárias em petróleo, contra 36% em 2010, segundo as previsões da APEC.

A produção local aumentou "levemente" desde 1990, enquanto o consumo disparou.

"Esta dependência crescente de petróleo importado representa uma grave ameaça para a estabilidade econômica e a segurança energética da Ásia-Pacífico", afirma um relatório.

O documento destaca em particular o risco de conflitos políticos no Oriente Médio e na África, assim como a necessidade de investimento nestes países para aumentar suas produções.

A volatilidade dos preços e os riscos de uma ruptura no fornecimento também podem "ameaçar a estabilidade econômica da APEC", adverte o texto.

O fórum reúne 21 países que representam metade do comércio e da produção econômica do mundo.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralÁsiaImportaçõesComércio exteriorEnergiaIndústriaCombustíveis

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março