Economia

Apec mapa do caminho para criar área de livre comércio

Presidente chinês anunciou que líderes da Apec lançaram um mapa do caminho para criar zona de livre comércio Ásia-Pacífico

O presidente da China, Xi Jinping: Jinping destacou que este é um "passo histórico" (Goh Chai Hin/Pool/Reuters)

O presidente da China, Xi Jinping: Jinping destacou que este é um "passo histórico" (Goh Chai Hin/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 07h52.

Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou nesta terça-feira que os chefes de governo e de Estado da Apec decidiram lançar um "mapa do caminho" para criar uma zona de livre comércio Ásia-Pacífico (FTAAP).

"Aprovamos o mapa do caminho para que a Apec promova e realize a FTAAP", disse Xi ao fim de dois dias de reunião de cúpula em Pequim entre os governantes das 21 economias que integram o Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), que juntas respondem por 44% do comércio mundial.

O presidente chinês afirmou que este é um "passo concreto para a realização da FTAAP e simboliza o lançamento oficial do processo".

Na declaração à imprensa, Xi Jinping destacou que este é um "passo histórico" que reflete a "confiança" e o "compromisso" dos membros da Apec com a integração da economia regional.

O projeto é promovido com insistência pela China, que não participa nas negociações da Aliança Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), na qual estão presentes apenas 12 dos 21 integrantes da Apec, estimulados pelos Estados Unidos.

Os analistas chineses, que não entendem completamente as intenções de Washington, consideram o TPP uma manobra para afastar o projeto de FTAAP de Pequim, já que sua concretização diminuiria inevitavelmente o impacto do TPP.

Acompanhe tudo sobre:ComércioÁsiaChina

Mais de Economia

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1

Clubes de futebol enfrentam aumento de tributos com nova regra fiscal