Economia

Aneel homologa leilão de transmissão de Belo Monte

Orçado em 7 bilhões de reais, o empreendimento deverá estar concluído 50 meses após a assinatura do contrato


	Belo Monte, no Pará: orçado em 7 bilhões de reais, o empreendimento deverá estar concluído 50 meses após a assinatura do contrato
 (Divulgação)

Belo Monte, no Pará: orçado em 7 bilhões de reais, o empreendimento deverá estar concluído 50 meses após a assinatura do contrato (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 11h55.

São Paulo - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou nesta terça-feira o resultado do leilão em que a estatal chinesa State Grid arrematou a concessão para construir o segundo linhão de transmissão que escoará a energia da hidrelétrica de Belo Monte do Pará para a região Sudeste.

A aprovação do resultado foi realizada na data estimada pelo cronograma do leilão e, de acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, representou um esforço do órgão regulador para ajudar a empresa a cumprir o prazo estimado para a operação do sistema de transmissão.

"Temos que fazer nossa parte, dado que o prazo é apertado para esse empreendimento. À medida em que se assine o contrato, a bola passa para o campo da State Grid", disse Rufino.

O diretor-geral da Aneel destacou que o linhão tem grande importância por estar ligado a um grande empreendimento, a hidrelétrica de Belo Monte, que terá 11,2 mil megawatts em capacidade instalada e será a terceira maior usina de energia do país, atrás apenas de Itaipu e Tucuruí.

"Por isso cabe ressaltar a responsabilidade do agente de não deixar ter atraso no cronograma", apontou Rufino.

O linhão, que será construído em ultra alta tensão, terá 2,5 mil quilômetros e atravessará cinco Estados brasileiros.

Orçado em 7 bilhões de reais, o empreendimento deverá estar concluído 50 meses após a assinatura do contrato, prevista para ocorrer em 2 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:AneelBelo MonteEnergia elétricaHidrelétricasUsinas

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame