Economia

Demanda por voo doméstico cresce 6,1% em agosto, diz Anac

Desta forma, segundo o comunicado da Anac, a demanda doméstica completa 11 meses consecutivos de crescimento


	Avianca: ela teve maior taxa de crescimento da demanda doméstica em agosto em comparação anual
 (Wikicommons)

Avianca: ela teve maior taxa de crescimento da demanda doméstica em agosto em comparação anual (Wikicommons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 17h36.

São Paulo - A demanda, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), no transporte aéreo doméstico de passageiros cresceu 6,1% em agosto de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013, informou nesta terça-feira, 23, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Desta forma, segundo o comunicado da Anac, a demanda doméstica completa 11 meses consecutivos de crescimento, atingindo o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos - ASK) doméstica teve recuo de 0,6%, no período.

Com o resultado de agosto, destaca a Anac, a demanda doméstica acumulou alta de 5,7% no ano e a oferta acumulou queda de 0,4%, no mesmo período, encerrando o 7º mês consecutivo com variação negativa.

Avianca destacou-se com a maior taxa de crescimento da demanda doméstica em agosto de 2014 quando comparada com o mesmo mês de 2013, da ordem de 22%.

A TAM manteve-se líder na participação de mercado, com 38,8% do RPK doméstico no mês de agosto, seguida pela GOL (35,2%) e Azul (16,3%).

A agência ressalta que a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi recorde para o mês de agosto nos últimos dez anos, da ordem de 79,2%.

O indicador registrou aumento de 6,8% em agosto de 2014, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

Já o número de passageiros pagos transportados em voos domésticos em agosto deste ano atingiu 8,0 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos dez anos, com alta de 8,2% em relação a igual mês de 2013.

Segundo a Anac, o índice vem registrando variação positiva há 11 meses consecutivos.

No período de janeiro a agosto de 2014, a quantidade de passageiros transportados acumulou alta de 7,0%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A GOL foi responsável pelo transporte de 2,95 milhões de passageiros pagos, representando 36,7% do total, seguida pela TAM, com 2,74 milhões de passageiros (34,1%).

Transporte aéreo internacional

A demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras avançou 14,8% ante o mesmo mês de 2013.

A oferta internacional (em ASK), por sua vez, apresentou o primeiro crescimento expressivo do ano, com aumento de 5,3% em agosto de 2014, segundo a Anac.

TAM e GOL foram responsáveis pela totalidade do transporte de passageiros internacionais por empresas brasileiras, sendo a TAM com 84,7% do RPK, e a GOL, 15,3%.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 85,3% em agosto de 2014, contra 78,2% no mesmo mês de 2013.

O número de passageiros transportados em voos internacionais em agosto de 2014 atingiu 517,6 mil, com aumento de 13,9% em relação a agosto de 2013.

"Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada em um único mês nos últimos dez anos", destaca a agência.

Entre janeiro a agosto, a quantidade de passageiros transportados teve aumento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviõesSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Economia

Com mais renda, brasileiro planeja gastar 34% a mais nas férias nesse verão

Participação do e-commerce tende a se expandir no longo prazo

Dívida pública federal cresce 1,85% em novembro e chega a R$ 7,2 trilhões

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo