Economia

Alemanha desacelera e cresce 0,3% no segundo trimestre

Os investimentos, especialmente em bens de capital, tiveram uma contribuição negativa ao PIB alemão no período

Visão aérea da cidade de Frankfurt ( Alex Grimm/Getty Images)

Visão aérea da cidade de Frankfurt ( Alex Grimm/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 07h27.

Berlim - O Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 0,3% no segundo trimestre deste ano, número inferior ao 0,5% registrado no trimestre anterior, informou nesta terça-feira o Escritório Federal de Estatística (Destatis).

Os principais propulsores do crescimento alemão foram o consumo interno - tanto público como privado - e o potente setor exterior, onde as exportações voltaram a subir acima do avanço registrado pelas importações.

Os investimentos, especialmente em bens de capital, tiveram uma contribuição negativa ao PIB alemão no segundo trimestre.

Em termos anualizados, a maior economia europeia cresceu 0,5% entre abril e junho (ou 1% se forem eliminados os efeitos de distorção estatística, como o maior número de dias úteis ou de feriados), acrescentou o escritório em comunicado.

O Destatis ressaltou em sua nota que o número médio de trabalhadores ativos na Alemanha cresceu no segundo trimestre do ano até 41,6 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 1,3% em termos anualizados.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoCrise econômicaCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor