Economia

Agricultura condiciona Alca a renegociação de tarifas e barreiras

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou que o governo brasileiro só aceitará discutir a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) se os Estados Unidos concordarem em tratar das questões de subsídios e barreiras tarifárias na área agrícola antes da reunião que ocorrerá em setembro no âmbito da Organização […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h40.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou que o governo brasileiro só aceitará discutir a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) se os Estados Unidos concordarem em tratar das questões de subsídios e barreiras tarifárias na área agrícola antes da reunião que ocorrerá em setembro no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O ministro observou que este ano, pela primeira vez na história, o Brasil vai superar a colheita de soja americana, com volume de US$ 8 bilhões na pauta de exportação. Segundo ministro, os Estados Unidos estão reconhecendo o potencial brasileiro nesse segmento do agronegócio.

"Temos uma área de cerrado disponível com mais de 40 milhões de hectares, indicando que há ainda um horizonte espetacular para o país crescer", finalizou Rodrigues. Para o ministro, a remuneração aos produtores não é problema porque, no momento, os preços estão aquecidos no mercado internacional.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame