Economia

Agricultura condiciona Alca a renegociação de tarifas e barreiras

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou que o governo brasileiro só aceitará discutir a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) se os Estados Unidos concordarem em tratar das questões de subsídios e barreiras tarifárias na área agrícola antes da reunião que ocorrerá em setembro no âmbito da Organização […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h40.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou que o governo brasileiro só aceitará discutir a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) se os Estados Unidos concordarem em tratar das questões de subsídios e barreiras tarifárias na área agrícola antes da reunião que ocorrerá em setembro no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O ministro observou que este ano, pela primeira vez na história, o Brasil vai superar a colheita de soja americana, com volume de US$ 8 bilhões na pauta de exportação. Segundo ministro, os Estados Unidos estão reconhecendo o potencial brasileiro nesse segmento do agronegócio.

"Temos uma área de cerrado disponível com mais de 40 milhões de hectares, indicando que há ainda um horizonte espetacular para o país crescer", finalizou Rodrigues. Para o ministro, a remuneração aos produtores não é problema porque, no momento, os preços estão aquecidos no mercado internacional.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad desmente imposto sobre Pix e AGU aciona Facebook por vídeo manipulado

Haddad diz que há incertezas sobre governo Trump: 'Mas vamos ter cautela'

Governo sobe teto de juros do consignado do INSS para 1,8% ao mês

Haddad: Lula irá vetar medidas com impacto nas contas públicas em projeto de dívida dos estados