Ciência

Nova partícula subatômica é descoberta no colisor de Pequim

Os cientistas, provenientes de 11 países, deram à partícula o nome provisório de Zc(3900)


	Cientista em laboratório: segundo eles, trata-se de um "novo hádron exótico", uma partícula que "não se encaixa nos modelos simples de partículas subatômicas"
 (©AFP/Arquivo / Jean-Pierre Clatot)

Cientista em laboratório: segundo eles, trata-se de um "novo hádron exótico", uma partícula que "não se encaixa nos modelos simples de partículas subatômicas" (©AFP/Arquivo / Jean-Pierre Clatot)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 08h58.

Pequim - Os cientistas que trabalham no espectrômetro BES III, parte do colisor de partículas de Pequim, anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de uma nova partícula subatômica, informou a agência "Xinhua".

Os cientistas que trabalham na instalação, provenientes de 11 países, deram à partícula o nome provisório de Zc(3900), que, segundo eles é um "novo hádron exótico", uma partícula que "não se encaixa nos modelos simples de partículas subatômicas".

O BES III começou a funcionar em 2008 e faz parte do colisor de elétrons e pósitrons de Pequim, que alcançou em 1988 a sua primeira experiência bem-sucedida.

Os cientistas do BES III continuarão o estudo sobre o Zc(3900) e outras novas partículas, assinalou à "Xinhua" o diretor do Instituto de Física de Alta Energia, Wang Yifang. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChina

Mais de Ciência

Além do parentesco: humanos e primatas compartilham mesmo gosto musical

Como o estresse desencadeia crises de eczema?

Pesquisadores descobrem vírus que rouba dados de iPhones

Musk enganou investidores do Twitter antes da aquisição em 2022, diz júri