Spray nasal da Pfizer que trata enxaqueca é aprovado nos EUA; saiba como funciona
A enxaqueca afeta mais de 10% das pessoas em todo o mundo, com idade entre 20 e 50 anos com maior probabilidade de sofrer da doença
Redação Exame
Publicado em 10 de março de 2023 às 19h05.
Última atualização em 10 de março de 2023 às 19h33.
A Pfizer anunciou nesta sexta-feira, 10, que os Estados Unidos autorizaram um novo tratamento contra a enxaqueca, com a particularidade de ser um spray de via nasal.
Comercializado com o nome de Zavzpret, o tratamento recebeu autorização da Food and Drug Administration (FDA, equivalente à Anvisa nos EUA), para o tratamento da enxaqueca grave em adultos.
Em um grande teste clínico, publicado no mês passado pela revista científica Lancet Neurology, o remédio mostrou efeitos positivos para o alívio da dor, superiores aos de um placebo, às vezes em um curto período de tempo – cerca de 15 minutos após a aplicação de uma dose.
Citada em um comunicado da Pfizer, Kathleen Mullin, do Instituto de Neurologia e Dores de Cabeça da Nova Inglaterra, afirmou que "uma das características mais importantes de uma opção de tratamento grave é a rapidez de seu funcionamento".
"Como um spray nasal de rápida absorção, o Zavzpret oferece uma opção alternativa de tratamento, para aqueles que precisam de alívio e não podem tomar medicamentos orais devido a náuseas ou vômitos", acrescentou.
As enxaquecas podem ter um efeito significativo na rotina e as dores de cabeça são frequentemente acompanhadas de distúrbios visuais ou intolerância à luz.
A Pfizer disse que o tratamento estará disponível em julho de 2023 nas farmácias dos EUA.Como o spray contra enxaqueca funciona
O Zavzpret começa a aliviar os sintomas da enxaqueca em menos de 30 minutos e proporciona alívio por até 48 horas após a última dose administrada, segundo a Pfizer. Uma dose de 10 mg do remédio provou ser mais eficaz do que um placebo no alívio da dor e outros sintomas da enxaqueca, segundo um estudo publicado naThe Lancet.
O que é enxaqueca?
Enxaquecas são dores de cabeça moderadas ou graves que podem causar uma dor latejante, geralmente ocorrendo em apenas um lado da cabeça. Outros sintomas podem incluir náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
A enxaqueca afeta mais de 10% das pessoas em todo o mundo, com idade entre 20 e 50 anos com maior probabilidade de sofrer da doença. A enxaqueca é a sexta maior causa mundial de anos perdidos por incapacidade, ou seja, a quantidade de tempo que os indivíduos sofrem com uma qualidade de vida inferior devido a uma deficiência, segundo a Organização Mundial da Saúde.
(Com informações da AFP)