Sem celebridades, Blue Origin faz 4º lançamento tripulado nesta quinta
Depois de um adiamento na terça-feira, a empresa de Jeff Bezos confirma missão suborbital às 10h30, no horário de Brasília; veja como assistir
André Lopes
Publicado em 31 de março de 2022 às 06h00.
Última atualização em 31 de março de 2022 às 09h23.
Desde 2021, o mundo começou a se acostumar com imagens de viagens privadas ao espaço, promovidas por bilionários como Richard Branson (Virgin), Jeff Bezos (Blue Origin) e Elon Musk (SpaceX). Nesta quinta-feira, 31, a Blue Origin fará mais um desses voos, levando seis turistas para o espaço suborbital, em sua quarta missão tripulada a bordo da espaçonave New Shepard, modelo de foguete que já viajou 20 vezes.
Os tripulantes, todos pagantes, farão um voo de 11 minutos, com direito a gravidade zero e vista da curvatura da Terra. Estarão no lançamento Gary Lai, funcionário da empresa que ocupará o assento deixado vago pelo comediante Pete Davidson, namorado da Kim Kardashian;o empresário e investidor anjo Marty Allen; o casal filantrópico Sharon Hagle e Marc Hagle; o empresário e professor Jim Kitchen; e George Nield, presidente da Commercial Space Technologies, LLC, que anteriormente atuou como administrador associado do Escritório de Transporte Espacial Comercial da Administração Federal de Aviação dos EUA.
Marcado às 10h30 (pelo horário de Brasília), do Local de Lançamento 1 da empresa, perto de Van Horn, no estado americano do Texas, haverá uma transmissão em tempo real pela internet, começando cerca de uma hora antes, no canal oficial da Blue Origin, no YouTube. Também estão previstos posts de atualizações da missão por meio do perfil da Blue Origin no Twitter.
O plano de voo prevê que, após a capsula com tripulantes se lance à baixa órbita, o foguete pouse verticalmente e a tripulação desça independentemente com paraquedas, chegando à Terra alguns minutos após o propulsor.
A Blue Origin usa sua RSS First Step (RSS é a abreviação em inglês para Nave Espacial Reutilizável) para voos tripulados. Uma cápsula New Shepard diferente, chamada RSS HG Wells, é usada para voos científicos não tripulados.