Ciência

Paleontólogos encontram fóssil do maior dinossauro carnívoro da história

Animal viveu há mais de 66 milhões de anos e foi encontrado no Canadá

 (Amanda Kelley/Divulgação)

(Amanda Kelley/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de março de 2019 às 20h32.

Última atualização em 29 de março de 2019 às 23h44.

São Paulo – O fóssil do maior tiranossauro-rex de que se tem notícia até hoje foi encontrado por paleontólogos canadenses. Ele tinha 13 metros de comprimento, o que o torna não só o maior da sua espécie, mas também o maior entre os dinossauros carnívoros.

Nomeado Scotty, ele foi encontrado em 1991, mas estava preso de modo que os pesquisadores não podiam escavar para retirá-lo, o que aconteceu recentemente.

O animal pesava 8,800 quilos, o mesmo que 1.5 elefantes africanos ou 22 pianos. Ele teria vivido há 66 milhões de anos, ao longo de 30 anos.

"Este é o rex dos rexes", afirma, em nota, Scott Persons, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Alberta. Ele explica que a espécie contava com exemplares magros e robustos, e Scotty é um dos robustos.

A Paleontologia ainda não têm métodos 100% eficazes para estimar a massa do Espinossauro (Spinosaurus aegyptiacus), uma outra espécie carnívora que poderia chegar a superar o tiranossauro-rex em tamanho. Até que isso seja solucionado com alguma técnica mais avançada do que a atual, o Scotty é apontado como o maior entre os carnívoros.

Quem estiver no Canadá, em maio de 2019, poderá até mesmo ver o fóssil de Scotty, que estará exposto no Royal Saskatchewan Museum.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDinossauros

Mais de Ciência

NASA adia missão à Lua por causa do frio extremo

Tudo que se sabe sobre novo planeta 'irmão' da Terra identificado pela Nasa

Navio do século XIX reaparece em praia dos EUA após fortes tempestades

Enxaqueca vai além da dor de cabeça; saiba o que provoca as crises