Ciência

OMS: 'Fase de emergência' da pandemia pode terminar este ano

"A pandemia está longe de terminar, mas espero que possamos encerrar a fase de emergência em 2022', afirmou o diretor da OMS

 (KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

(KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 10h51.

O braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa expressou confiança, nesta segunda-feira, de que a variante Ômicron do coronavírus pode levar ao fim da "fase de emergência" da crise sanitária, embora seja mais transmissível que cepas anteriores.

"A pandemia está longe de terminar, mas espero que possamos encerrar a fase de emergência em 2022 e abordar outras ameaças à saúde que exigem nossa atenção urgentemente", afirmou o diretor da OMS para o continente europeu, Hans Henri P. Kluge.

Segundo a nota, a Ômicron respondeu por 31,8% de novos casos de covid-19 na região na última semana, um avanço em relação aos 15% do período anterior. "Embora a Ômicron pareça causar doenças muito menos graves que a Delta, ainda estamos vendo um rápido aumento nas hospitalizações, devido ao grande número de infecções", explica.

Kluge acrescentou que considera muito provável a emergência de novas variantes, mas disse que os governos devem conseguir evitar a imposição de medidas restritivas duras. "Acredito que uma nova onda poderia não mais exigir o retorno ao lockdown da era pandêmica em toda a população ou medidas semelhantes", destacou.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusOMS (Organização Mundial da Saúde)Pandemia

Mais de Ciência

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora

Pepita rara foi usada como peso de porta por décadas até donos se surpreenderem com valor milionário

Astronautas da China batem recorde dos EUA em caminhada espacial