Ciência

Hidroxicloroquina causa mais mortes do que tratamento padrão, diz estudo

Conclusão se baseou em uma pesquisa abrangente em hospitais de veteranos dos Estados Unidos e foi feita com 368 pacientes.

Enfermeira em NY: medicamento usado para malária e citado por Trump, como um possível tratamento para coronavírus (Noam Galai/Getty Images)

Enfermeira em NY: medicamento usado para malária e citado por Trump, como um possível tratamento para coronavírus (Noam Galai/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de abril de 2020 às 15h17.

Última atualização em 21 de abril de 2020 às 16h11.

Uma pesquisa com hidroxicloroquina - medicamento usado para malária e citado frequentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um possível tratamento para coronavírus - não mostrou benefícios desse remédio contra a covid-19. A conclusão ocorreu em uma pesquisa abrangente em hospitais de veteranos do país, com 368 pacientes.

Houve mais mortes entre aqueles que tomaram a hidroxicloroquina do que entre os que receberam tratamento padrão para a doença, de acordo com os pesquisadores envolvidos na iniciativa. O estudo em âmbito nacional não foi um experimento rigoroso, mas é o mais abrangente até agora a analisar o medicamento, usado sozinho ou acompanhado do antibiótico azitromicina, contra a covid-19.

Cerca de 28% dos pacientes que receberam hidroxicloroquina mais o tratamento normal morreram, enquanto as mortes foram de 11% entre aqueles que apenas receberam o tratamento usual. Além disso, cerca de 22% daqueles que receberam hidroxicloroquina e também azitromicina morreram, ma a diferença entre esse grupo e aquele que recebeu tratamento padrão não foi considerada grande o suficiente para descartar outros fatores que podem ter influenciado.

A pesquisa foi postada online pelos pesquisadores e submetida para publicação no ao New England Journal of Medicine, mas não foi até agora revisado por outros cientistas. Ela foi financiado por bolsas do Instituto Nacional de Saúde e da Universidade da Virgínia. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)Saúde

Mais de Ciência

O que vive no Buraco Azul de Taam Ja'? Cientistas descobrem cavernas 'escondidas' no oceano

Virgin Galactic estaria negociando missões de turismo espacial na Itália

12 animais que vivem mais tempo que qualquer ser humano (e um deles chega a 11 mil anos)

Como dormir em apenas 2 minutos? Conheça a técnica militar que está fazendo sucesso na internet