Ciência

Experimento nojento mostra por que lavar as mãos antes de comer

Professora mostra a alunos por que lavar as mãos antes de comer por meio de um experimento que é um pouquinho nojento, mas eficaz

Mãos limpas: experimento em escola mostra por que lavar as mãos antes de comer (Lacheev/Thinkstock)

Mãos limpas: experimento em escola mostra por que lavar as mãos antes de comer (Lacheev/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 1 de outubro de 2017 às 08h00.

Última atualização em 1 de outubro de 2017 às 08h00.

São Paulo – Uma professora americana fez um experimento em sala de aula para mostrar aos alunos a importância de lavar as mãos antes de se alimentar. O resultado foi compartilhado pela professora em seu Facebook e é de impressionar.

Na experiência, a professora de 60 anos chamada Donna Gill Allen separou três fatias de pão. A primeira foi manuseada de forma controlada.

A segunda fatia foi manuseada por mãos limpas. A terceira e última fatia, por sua vez, foi pega por todos os alunos da sala antes que lavassem as mãos. Todas as fatias foram armazenadas individualmente em embalagens de plástico.

Na publicação, a professora explica que fez o experimento em uma aula sobre germes e como eles se espalham.

Ao longo dos dias seguintes, os alunos puderam ver como a sujeira deixada pelas mãos influenciaram a proliferação de organismos dentro da embalagem e puderam entender como isso influencia a saúde.

A imagem abaixo, que foi compartilhada pela professora no Facebook, diz tudo. O primeiro pacote foi manuseado em ambiente controlado, o segundo foi manuseado por mãos limpas e o último, por mãos sujas.

Imagem compartilhada por professora mostrando como germes se espalham em fatias de pãos. O experimento foi realizado em uma escola dos Estados Unidos e compartilhado no Facebook

- (Donna Gill Allen/Reprodução)

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoSaúde

Mais de Ciência

Álcool: quanto você pode beber e ainda assim ficar saudável?

Caverna na Lua poderia abrigar humanos; entenda

Crise climática pode impactar vida sexual dos insetos, diz estudo

Quais as suplementos devemos evitar nos treinos?

Mais na Exame