Ciência

Estudo: Conspiracionistas têm maior probabilidade de ter covid-19

Ao entrevistar 5.745 pessoas, a pesquisa feita na Holanda atribuiu o fato ao comportamento que evita orientações de saúde como o uso de máscaras e testagem para o vírus

Por consequência, os conspiracionistas experimentam mais rejeição social, perda de empregos, redução de renda e diminuição do bem-estar (Marc Dufresne/Getty Images)

Por consequência, os conspiracionistas experimentam mais rejeição social, perda de empregos, redução de renda e diminuição do bem-estar (Marc Dufresne/Getty Images)

Uma nova pesquisa descobriu que 'as pessoas que acreditam em teorias da conspiração sobre covid-19 têm maior probabilidade de serem infectadas pelo vírus'.

Trata-se de um estudo da Universidade Livre de Amsterdã, publicado na revista científica Cambridge University Press, e que, ao entrevistar 5.745 pessoas, obteve a constatação de que os consultados que estavam no campo conspiracionista tinham menos probabilidade de realizarem testes para covid-19, e quando testados, tinham maior probabilidade de já estarem infectados.

O estudo também observa que há uma chance maior desse grupo violar as orientações de contenção do vírus, principalmente o uso de máscaras, e junto disso, experimentar rejeição social, perda de empregos, redução de renda e diminuição do bem-estar geral.

"Uma propriedade básica das teorias da conspiração é que elas geram consequências mesmo quando se tratam de teorias extremamente distante da lógica ou de evidências científicas. Se ela for absorvida por quem é impactado, terá reflexos no cotidiano das atitudes, emoções e comportamento da pessoa”, escreveram os autores no estudo.

"Crenças conspiracionistas predizem quão bem as pessoas lidam com os desafios de uma pandemia global e, portanto, tem implicações substanciais para a saúde pública e privada, bem como para o bem-estar social e econômico dos observadores”, concluem.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPesquisaPandemia

Mais de Ciência

Tudo que se sabe sobre novo planeta 'irmão' da Terra identificado pela Nasa

Navio do século XIX reaparece em praia dos EUA após fortes tempestades

Enxaqueca vai além da dor de cabeça; saiba o que provoca as crises

O que o Megalodon comia? Estudo revela dieta variada do maior tubarão da história