Exame Logo

Do que é feito o asteroide que vale mais que a economia global

Para os cientistas, o Psiquê pode ser, na verdade, um planeta que falhou durante sua transformação

Do que é feito o asteroide que vale mais que a economia global (NASA / JPL-Caltech / ASU/Reprodução)

Tamires Vitorio

Publicado em 29 de outubro de 2020 às 08h44.

Última atualização em 30 de outubro de 2020 às 10h02.

O asteroide Psiquê, que vale mais do que toda a economia global, pode ter uma superfície um pouco diferente dos demais corpos. Isso porque, de acordo com um estudo publicado nesta semana no jornal científico The Planetary Science Journal , ele pode ser feito totalmente de ferro e níquel. Alguns especialistas acreditam que o asteroide pode valer cerca de 10,000 quatrilhões de dólares --- enquanto a economia global foi de cerca de 142 trilhões de dólares em 2019.

Não é um asteroide, mas pode trazer muito ganho para você. Descubra o tipo de ação da Bolsa que tem lucros acima de 600%.

Veja também

A composição do Psiquê, se confirmada, pode o tornar único entre os demais asteroides metálicos, uma vez que eles possuem apenas uma certa quantidade de ferro, não sendo feitos 100% do elemento químico.

Para os cientistas, o Psiquê pode ser, na verdade, um planeta que falhou durante sua transformação, ou seja, um protoplaneta. Uma das possibilidades, segundo a cientista Tracy Becker, autora do estudo, é a de que o "planeta fracasso" foi atingido por outro objeto no sistema solar durante sua mudança, o que fez com que ele perdesse seu manto e sua crosta.

O estudo foi feito com o telescópio Hubble e foi feita uma observação de dois pontos específicos em sua rotação para conseguir enxergar os dois lados do asteroide, o observando também com raios ultravioleta a fim de conseguir mais detalhes sobre a sua superfície.

O Psiquê está a uma distância de cerca de 370 milhões de quilômetros da Terra, orbita o Sol entre Marte e Júpiter e a Nasa já tem uma missão para explorá-lo em breve. O estudo pode servir como um conhecimento adicional em relação ao misterioso asteroide.

-(EXAME Research/Exame)

A ideia da Nasa, que deve enviar um foguete da SpaceX ao protoplaneta em agosto de 2022, é entender como o centro de um planeta realmente é. O orbitador deve chegar ao Psiquê em 2026.

O espaço pode esperar.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:AsteroidesAstronomiaEspaçoNasaPesquisas científicasPlanetas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame