Cientistas estudam se água com sal pode aliviar sintomas do coronavírus

Pesquisas anteriores em pacientes gripados mostraram que a solução apresentou resultados positivos no combate à febre, tosse e cogestão

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, estão estudando os efeitos de uma simples solução de água com sal para o alívio dos sintomas do novo coronavírus.  É importante ressaltar que não se trata de uma cura para os pacientes infectados e nem mesmo uma vacina para erradicar a doença, mas uma forma de aliviar sintomas causados pela covid-19.

A pesquisa, chamada de ELVIS, avalia se uma solução salina e que já mostrou resultados positivos para o alívio de febre, cogestão e tosse em pacientes com gripe pode apresentar resultados positivos também para quem contraiu covid-19.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns do coronavírus, estão justamente febre e tosse seca, além de cansaço. Um estudo feito na China, ainda em março, também identificou os dois sintomas como os mais comuns entre os infectados. Vale destacar ainda que a tosse é uma das principais formas de transmissão do vírus.

“Agora estamos testando os efeitos do uso de uma solução em pessoas com casos suspeitos e confirmados de covid-19”, afirmou Aziz Sheikh, diretor do Instituto Usher, que realiza a pesquisa dentro da universidade escocesa. “Esperamos que este se prove um método útil para reduzir o impacto e a disseminação da infecção.”

Conforme reportado pelo Science Focus, os cientistas estão em busca de voluntários para a realização dos novos testes que consistem em simplesmente realizar eventuais gargarejos de água com sal.

Vale ressaltar que tudo ainda não passa de um estudo e não há uma indicação efetiva de que o tratamento possa realmente ter algum efeito no alívio dos sintomas. Assim, pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo novo coronavírus devem procurar atendimento médico especializado.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.