Após adiamento da Boeing, Northrop Grumman lança espaçonave rumo à ISS
A missão de reabastecimento enviará a cápsula não tripulada Cygnus com mais de 3.700 kg de equipamentos e suprimentos
André Lopes
Publicado em 10 de agosto de 2021 às 06h19.
Última atualização em 10 de agosto de 2021 às 06h30.
A Northrop Grumman lança nesta terça-feira, 10, o foguete Antares rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), carregando a espaçonave não tripulada Cygnus com mais de 3.700 kg de equipamentos e suprimentos.
O foguete parte do complexo de lançamento da Nasa na Ilha Wallops, no estado da Virgínia, nos EUA, às 18h30 (horário de Brasília) e a expectativa é que a espaçonave se acople à ISS no dia 12 de agosto.
Esta é a 16ª missão comercial de serviços de reabastecimento da Northrop Grumman para a Estação Espacial Internacional, no entanto, uma série de pequenas falhas de outras agências no último semestre elevou a preocupação da Nasa com viagens simples como esta.
Na semana passada, a Boeing , tradicional fabricante de aviões, tentou enviar pela segunda vez, após 18 meses da última tentativa, a cápsula Starliner à Estação Espacial Internacional. Falhou devido a novos problemas técnicos no momento derradeiro do lançamento.
No dia 29 de julho, a capsula russa Nauka, em uma acoplagem de rotina, teve seus propulsores acionados erroneamente, empurrando a ISS e tirando-a de sua posição normal.
O incidente, apesar de quase fatal, foi, felizmente, controlado mediante o acionamento em sentido contrário de propulsores no módulo de serviço da ISS. Contudo, o alerta vermelho para a segurança da estação está, mais do que nunca, acionado.