Exame Logo

Após adiamento da Boeing, Northrop Grumman lança espaçonave rumo à ISS

A missão de reabastecimento enviará a cápsula não tripulada Cygnus com mais de 3.700 kg de equipamentos e suprimentos

A previsão da Nasa aponta um clima 80% favorável para o lançamento do foguete Antares, que levará a cápsula Cygnus (na foto) (Nasa/Reprodução)
AL

André Lopes

Publicado em 10 de agosto de 2021 às 06h19.

Última atualização em 10 de agosto de 2021 às 06h30.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A Northrop Grumman lança nesta terça-feira, 10, o foguete Antares rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), carregando a espaçonave não tripulada Cygnus com mais de 3.700 kg de equipamentos e suprimentos.

Veja também

O foguete parte do complexo de lançamento da Nasa na Ilha Wallops, no estado da Virgínia, nos EUA, às 18h30 (horário de Brasília) e a expectativa é que a espaçonave se acople à ISS no dia 12 de agosto.

Esta é a 16ª missão comercial de serviços de reabastecimento da Northrop Grumman para a Estação Espacial Internacional, no entanto, uma série de pequenas falhas de outras agências no último semestre elevou a preocupação da Nasa com viagens simples como esta.

Na semana passada, a Boeing , tradicional fabricante de aviões, tentou enviar pela segunda vez, após 18 meses da última tentativa, a cápsula Starliner à Estação Espacial Internacional. Falhou devido a novos problemas técnicos no momento derradeiro do lançamento.

No dia 29 de julho, a capsula russa Nauka, em uma acoplagem de rotina, teve seus propulsores acionados erroneamente, empurrando a ISS e tirando-a de sua posição normal.

O incidente, apesar de quase fatal, foi, felizmente, controlado mediante o acionamento em sentido contrário de propulsores no módulo de serviço da ISS. Contudo, o alerta vermelho para a segurança da estação está, mais do que nunca, acionado.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesExame HojeNasa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame