São Paulo - Do excesso de informações ao design dos escritórios, a rotina profissional está cheia de obstáculos para a concentração .
É injusto culpar apenas a tecnologia , o bode expiatório mais comum para justificar a distração. Usados com bom senso, recursos como apps e softwares podem ser grandes aliados para a produtividade .
O problema está no mau uso desses dispositivos, de acordo com Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
A neurocientista afirma que as pessoas desenvolveram uma relação de dependência com a tecnologia. "É prazeroso checar as redes sociais ou trocar mensagens pessoais pelo smartphone", diz ela. "Para muita gente, esse hábito se tornou irresistível, como um vício".
As distrações, no entanto, causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal.
Como então manter o foco? Não há solução mágica. Segundo Carla, as distrações só são vencidas pelo esforço e pela autodisciplina. “É preciso se policiar diariamente”, afirma ela.
Mesmo assim, a neurociência traz algumas orientações fáceis de implementar que podem ajudar os mais dispersos. Confira a seguir:
1. Divida sua jornada de trabalho em fatias
Segundo Carla, o cérebro humano consegue se fixar num único objeto durante 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente se esvai.
A dica é trabalhar ininterruptamente durante esse bloco temporal, e então fazer um intervalo de cinco a 10 minutos para checar mensagens do celular, acessar redes sociais ou levantar para tomar um café.
“A pausa ajuda a descansar as áreas ativas no cérebro até então”, explica a professora. Após esse breve período de relaxamento, você estará pronto para outra sessão de trabalho.
2. Mantenha-se bem alimentado durante todo o dia
Trabalhar em jejum não é uma boa ideia para quem busca concentração. Isso porque o sitema atencional requer uma grande quantidade de energia, segundo a neurocientista.
Durante a jornada de trabalho, é aconselhável ter sempre algo no estômago: tanto para que haja força suficiente no organismo para manter o foco, quanto para que o cérebro não se distraia com a fome.
Não é necessário ingerir grandes quantidades de alimento. Segundo Carla, basta uma barrinha de cereais ou um suco entre as principais refeições do dia.
3. Ouça música (que você já conheça)
Fones de ouvido podem ser um recurso excelente para manter o foco. Além de reduzir o ruído ambiente, ouvir música pode trazer bem-estar.“Não é bom escolher um repertório ‘deprê’, o ideal é que ele seja leve e prazeroso”, diz Carla.
É importante que você não se envolva demais com a trilha sonora, apenas relaxe com ela. Por isso, a neurocientista recomenda escolher um repertório que você já conhece. Uma música nova exige mais atenção do cérebro, até para ele decidir se gosta dela ou não, por exemplo.
Uma sugestão é montar playlists com duração de 50 a 60 minutos, já que esse é o tempo máximo em que conseguimos prestar atenção ininterrupta. “Quando a música acabar, você já saberá que é hora de fazer a pausa”, diz ela.
4. Elimine a bagunça e o desconforto
De acordo com Carla, mesas de trabalho caóticas são “horríveis para o cérebro”. Isso porque o sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo. “Se não há lógica do lado de fora, fica difícil se organizar internamente”, afirma.
É verdade que o caos pode ser um grande aliado na busca por criatividade e inovação. Mas, se o seu objetivo é terminar uma tarefa, é melhor manter a sua escrivaninha limpa e organizada.
A falta de cuidado com a ergonomia também pode gerar distrações. “A sua postura de trabalho deve ser correta e confortável, para que o seu cérebro não se concentre mais no cansaço do corpo do que no trabalho”, recomenda a professora.
São Paulo - Você costuma perder compromissos e prazos? As tarefas estão se acumulando na sua mesa? O seu
tempo não pertence mais a você? Não precisa se desesperar: uma infinidade de
apps , sites e programas estão à disposição de quem deseja ter uma rotina mais organizada e
produtiva . Nesta galeria, você conhecerá 15 ferramentas que organizam anotações, listas de tarefas e calendários - uma "farmácia" completa para bagunceiros crônicos. Clique nas fotos para ver nossa seleção.
2. Evernote 2 /17(EXAME.com)
Você está sempre rodeado de post-its e bilhetinhos para si mesmo? O Evernote pode ajudar você a manusear suas anotações de forma rápida e eficiente. Além de servir como um grande "bloco de notas" acessível de diversos dispositivos, o programa também pode ser usado como depositório de textos, fotos, áudios e conteúdos da internet que você quer guardar para depois.
Onde encontrar: programa para Windows no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 3. Trello 3 /17(Trello/Divulgação)
Chamado de "Pinterest das listas de tarefas" por conta do visual, o Trello ajuda a criar fluxos de trabalho individuais e coletivos. O usuário consegue hierarquizar e manipular suas pendências, além de acompanhar prazos e seu próprio nível de progresso em cada entrega.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 4. RescueTime 4 /17(EXAME.com)
A ferramenta serve para verificar como o usuário está passando seu tempo conectado. A função do aplicativo é rastrear a atividade do usuário e depois mostrar a ele os resultados. Com esses dados em mãos, fica mais fácil traçar um plano para usar melhor o tempo.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativo no
Google Play 5. Remember the Milk 5 /17(EXAME.com)
A função deste assistente é simples: organizar a sua lista de tarefas. Entre as suas vantagens sobre o velho bloquinho de papel, estão as funções de enviar lembretes por email ou SMS, compartilhar tarefas com outros usuários e sincronizar informações entre vários dispositivos.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 6. Asana 6 /17(EXAME.com)
O Asana serve para facilitar trabalhos em grupo. Entre outras funções, permite estabelecer tarefas para outros usuários, organizar entregas em listas de projetos e acompanhar o progresso geral da equipe.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 7. Clear Focus 7 /17(EXAME.com)
O Clear Focus é um cronômetro que ajuda o usuário a intercalar sessões de trabalho com pausas curtas. A inspiração é a "técnica Pomodoro", um método de trabalho que divide o tempo em blocos de 25 minutos, alternados por intervalos, para impulsionar a produtividade.
Onde encontrar: aplicativo no
Google Play 8. Coffitivity 8 /17(EXAME.com)
Você gosta de ouvir música para se concentrar? Ou pertence ao time dos que preferem o silêncio? Um estudo publicado no
Journal of Consumer Research mostrou que a produtividade aflora quando há um ruído difuso no ambiente. O Coffitivity simula o som de uma cafeteria para estimular a criatividade e preservar o foco do ouvinte.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 9. IFTTT 9 /17(EXAME.com)
A sigla IFTTT, em inglês, significa "if this, then that" ("se isto, então aquilo"). A frase, que dá nome a este aplicativo, resume sua função principal: criar mecanismos automáticos, ou "receitas", no jargão dos usuários. Por exemplo: se o seu telefone tocar numa quarta-feira pela manhã, quando você tem uma reunião semanal, a chamada deve ser cancelada automaticamente pelo seu smartphone. Regras como essa ajudam a economizar tempo em situações previsíveis.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 10. Productivity Owl 10 /17(EXAME.com)
A "coruja da produtividade" é uma extensão para Google Chrome que obriga o usuário a manter o foco na sua tarefa. O mecanismo é simples: o ícone de uma pequena coruja acompanha você em cada site visitado. Quando você está sendo improdutivo, ela voa através da página e fecha as abas do seu navegador. Sites ligados ao seu trabalho e buscadores, obviamente, podem ser liberados da "censura" da corujinha virtual.
Onde encontrar: no
site oficial e na
Chrome Web Store 11. Wunderlist 11 /17(EXAME.com)
A principal função desta ferramenta é organizar tarefas diversas e dividi-las em listas temáticas, como "Trabalho", "Compras" ou "Família". A possibilidade de classificar pendências de acordo com a sua natureza também ajuda a separar preocupações pessoais e profissionais no dia a dia.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 12. iDone This 12 /17(EXAME.com)
Às vezes não nos damos conta do quanto produzimos depois de um longo de trabalho. Este aplicativo serve justamente para informar o usuário sobre as suas entregas diárias. Com um simples email, o iDoneThis mostra o quanto você está progredindo num projeto e, de quebra, ajuda a criar um sentimento de realização.
Onde encontrar: programa no
site oficial 13. Cold Turkey 13 /17(EXAME.com)
O Cold Turkey ajuda a manter o usuário longe de distrações e tentações. Disponível para usuários de Windows, ele bloqueia temporariamente o usuário de sites viciantes como Facebook, YouTube e outras redes sociais. Para quem usa Mac, uma opção parecida é o
Self Control.
Onde encontrar: programa no
site oficial 14. Timeful 14 /17(EXAME.com)
Feito para iPhone, o Timeful ajuda a acompanhar o tempo e marcar compromissos. Basicamente, a ferramenta monitora a sua atividade no celular e identifica os horários em que você costuma desempenhar suas atividades rotineiras. Na hora de programar tarefas, ele sugere alguns horários com maior probabilidade de serem os certos para você.
Onde encontrar: aplicativo no
iTunes 15. Sunrise 15 /17(EXAME.com)
O Sunrise é a soma aperfeiçoada de diversos calendários online. O aplicativo conecta as informações das agendas que você tem no Google e no Facebook, por exemplo - uma ajuda bem-vinda para quem se confunde com reuniões e eventos marcados em plataformas diferentes.
Onde encontrar: programa no
site oficial e aplicativos no
iTunes ou
Google Play 16. GreyNut 16 /17(EXAME.com)
Em churrascarias, bandeirinhas verdes ou vermelhas servem para sinalizar ao garçom se o freguês quer continuar comendo ou não. O sistema inspirou uma startup da Letônia a criar o GreyNut. O dispositivo é composto de uma lâmpada LED conectada a aplicativos que identificam quando o usuário está trabalhando, ou quando está checando as redes sociais. Se ele está ocupado, uma luzinha vermelha avisa aos colegas que não é a melhor hora para interrompê-lo.
Onde encontrar: produto no
site oficial 17. Veja agora 20 cursos online e gratuitos de universidades brasileiras 17 /17(Thinkstock/Huchen Lu)