VW Tiguan ganha sistema automático de estacionamento

São Paulo – O utilitário esportivo Tiguan é produzido desde 2008 pela Volkswagen, mas neste ano ganhou um sistema automático de estacionamento. O Park Assist avalia o espaço disponível em vagas paralelas e permite que o motorista não precise nem tocar no volante durante a manobra. Quando ele encontra um espaço para parar junto à calçada, só precisa acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central do veículo.

Um sensor posicionado na lateral do parachoque dianteiro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan. O espaço é mostrado no display do quadro de instrumentos por meio de três retângulos, representando os dois carros já estacionados e o espaço entre eles. Se a vaga tiver dimensões adequadas, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante.

O único trabalho do motorista é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio enquanto o Park Assist se encarrega de virar o volante na direção exata para acomodar a SUV. Em vagas mais apertadas, o motorista pode precisar movimentar a alavanca de câmbio para que o carro ande para frente. Mas o Park Assist continuará no comando do volante até que o carro esteja corretamente estacionado.
 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.