Vídeo mostra como é viver em uma casa de 8 metros quadrados

Movimento pelas casas pequenas ganha força nos Estados Unidos, segundo o site Business Insider
A casa de 8 metros quadrados foi construída sobre rodas para o dono poder levá-la aonde quiser (Reprodução / YouTube)
A casa de 8 metros quadrados foi construída sobre rodas para o dono poder levá-la aonde quiser (Reprodução / YouTube)
L
Luciana CarvalhoPublicado em 09/12/2012 às 13:35.

São Paulo – A ideia de que menos é mais chegou ao setor imobiliário americano e tem levado pessoas a morarem em residências minúsculas, com espaço a partir de seis metros quadrados de área útil. O movimento das casas pequenas teve início no final dos anos 90, mas ganhou força após a crise de 2008.

De acordo com o site Business Insider, esses imóveis de pequenas proporções são uma tendência crescente nas grandes cidades, devido à falta de espaço para o elevado número da população. Nova York e São Francisco são exemplos de lugares que já mostram seguir essa mudança, com a projeção de micro-apartamentos experimentais.

Em outubro deste ano, a casa mais estreita do mundo, de 1,2 metro de largura, foi inaugurada na Polônia e será moradia de um escritor israelense. Mas já há pessoas que vivem em lugares apertados há bem mais tempo. Um exemplo é Jay Shafer, da empresa Tumbleweed Tiny House, que projeta esses imóveis.

No vídeo abaixo, Shafer mostra como é viver em uma casa de 8 metros quadrados e conta que há mais de dez anos vive em espaços reduzidos. O banheiro mostrado, por exemplo, tem 1 metro quadrado de área. A geladeira parece uma caixa guardada embaixo da pia e a cama fica numa espécie de sótão, que só pode ser acessado por uma escada móvel. A construção também é feita sobre rodas, para que o dono possa levá-la para onde quiser.

A economia e a redução do desperdício foram duas razões que o motivaram escolher esse estilo de vida, uma vez que, para morar ali, é imprescindível ter boa dose de desapego para saber o que guardar e o que jogar fora. Ele também alega preferir qualidade a quantidade e, por isso, não vê necessidade de ter residências enormes pelas quais as pessoas passam 30 anos de suas vidas pagando por elas.

Um projeto como o mostrado no vídeo, criado pela Tumbleweed Tiny House, custa 45.997 dólares, se já estiver pré-fabricado. A versão faça você mesmo vale 19.950 dólares. Confira outros detalhes no vídeo a seguir (em inglês).

Veja Também

Declaração do ITR: prazo de entrega acaba hoje; veja como enviar
Minhas Finanças
Há 6 dias • 3 min de leitura

Declaração do ITR: prazo de entrega acaba hoje; veja como enviar

Brasil tem cidades mais baratas para morar na América Latina; veja ranking
Mercado imobiliário
Há uma semana • 6 min de leitura

Brasil tem cidades mais baratas para morar na América Latina; veja ranking