Casual

Vestidos decotados e drinques para levar: os casamentos na pandemia

As cerimônias em 2021 acontecerão ao ar livre, com ajuda de realidade virtual e viagens de lua de mel mais simples, aponta o site casamentos.com.br

Casamento na pandemia: ao ar livre (Thinkstock/Thinkstock)

Casamento na pandemia: ao ar livre (Thinkstock/Thinkstock)

Ivan Padilla

Ivan Padilla

Publicado em 21 de abril de 2021 às 09h59.

Última atualização em 24 de abril de 2021 às 09h45.

Faz sentido falar em casamento no pior momento da pandemia no Brasil? Entre confinamentos e atraso das datas, o setor nupcial teve de se adaptar. O site casamentos.com.br, do grupo internacional TheKnot Worldwide, fez um apanhado sobre as mudanças impostas pela pandemia e as tendências do segmento.

Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy

Casamentos com menos formalidades, mais tecnológicos e sustentáveis são algumas das tendências que vieram para ficar “Todos os anos anunciamos as tendências em casamentos para o ano seguinte: cores favoritas, modelos na moda nupcial, estilos de buquê. Este ano a situação provocou uma mudança mais profunda no formato e na maneira como os casamentos acontecerão”, afirma Virginia Cánovas, diretora de comunicação do site para Europa e América Latina.

Veja a seguir um resumo das principais mudanças.

Aspectos gerais

Mais casamentos durante a semana: mais opções no calendário permitem casamentos mais acessíveis.

Mais tempo de preparação: casais que ficaram noivos no final de 2020 procuram uma data em 2022. Houve uma mudança dos 12 meses que os casais costumavam gastar na organização para 18 a 24 meses.

Ao ar livre: casamentos diurnos permitem que a duração da celebração seja esticada ao máximo e os espaços abertos tornam-se a opção mais difundida por oferecerem a beleza do ambiente natural, segurança no distanciamento social e uma maior versatilidade.

Sustentabilidade e comprometimento: a escolha consciente dos fornecedores torna-se realidade já em 2021. Para as novas gerações, critérios como solidariedade, diversidade e sustentabilidade são levados em consideração na hora da escolha. De acordo com estudo recente realizado por bodas.net e VBBFW em conjunto com a escola de negócios IESE sobre a sustentabilidade na moda nupcial, três em cada quatro noivas consideram que as marcas de roupa devem ser responsáveis pela cadeia produtiva e garantir que as roupas sejam fabricadas de maneira ecologicamente correta. Do total, 93% consideram que o trabalho e salário digno dos colaboradores da empresa é a principal variável de importância. Em seguida vem o compromisso ambiental da marca (78%) e a utilização de materiais e tecidos sustentáveis (77%).

Menos formalidades: a geração Z busca casamentos mais naturais e despreocupados, e o objetivo passa a ser transformar tudo em uma experiência tanto para o casal quanto para os convidados.

Sem lugares marcados: a escolha das mesas passa a ser mais casual e os assentos menos simétricos para respeitar o distanciamento. De quebra as cerimônias se tornam mais flexíveis.

Tudo online: convites digitais, lista de presentes online, convidados acompanhando por streaming, visita 3D dos espaços e até realidade virtual entra em jogo para ajudar os casais a visualizar o grande dia. A tecnologia ganha espaço para melhorar e facilitar a organização.

Flores e decoração

Tendas e guirlandas de luz: como consequência de mais casamentos ao ar livre, vemos uma oferta maior de tendas mais customizáveis e jogo com luzes para ambientação externa.

Decoração natural: tons de terra, bege, madeira e verdes combinados com o branco. Os casais mais ousados apostam em detalhes mais chamativos em detalhes, como buquê, centros de mesa e o bar de drinques.

Mais ambientes externos: os chill-outs ficam lá fora. Sofás, mesas e decoração serão levados para o exterior para criar ambientes confortáveis e convidativos, rodeados de natureza e arranjos de flores.

Flores secas: flores secas conservadas usadas em buquês e coroas apontam para um desejo maior por sustentabilidade. Arranjos florais e mesas repletas de decoração natural.

Lembrancinhas

Wedding Bag ou Box: caixinhas e bolsas com todo tipo de detalhes para os convidados. Brindes, máscaras personalizadas, géis com mensagens, a programação do grande dia.

Catering, alimentos e bebidas

Mesas personalizadas: cuidado e delicadeza na montagem das mesas. Velas, mimos e mensagens personalizadas para cada convidado.

Aperitivos individuais: o coquetel do início do evento é apresentado em porções individuais.

Drinques para levar: as bebidas são servidas à mesa, com cardápios divertidos onde convidados poderão escolher sua bebida.

Mini-cakes individuais e mais minimalismo: os bolos diminuem de tamanho e ganham em criatividade, com menos camadas e nos sabores mais clássicos - inclusive em porções individuais.

Mesa de doces alternativa e personalizada: as mesas de docinhos e candy bars oferecerão embalagens individuais para que os convidados consumam em suas mesas.

Ensaio de fotos

A foto: a tendência em 2021 é conseguir A FOTO. Essa capa de revista que os casais mais jovens esperam ansiosamente para compartilhar em suas redes sociais.

Moda nupcial

Conforto “arrumadinho porém informal”: looks mais naturais e confortáveis. Vestidos com caudas mais curtas e menos smokings serão vistos. Eles se adaptarão à estética do casamento e os casais parecerão combinar mais entre si. Também podemos ver mais de um vestido ou terno ao longo da celebração: um para a cerimônia e outro para a festa.

Minimalismo: linhas mais simples e formatos minimalistas, mais peso nas estampas e tecidos, com destaque absoluto para a noiva.

Vestidos de noiva curtos: para o civil, para micro-weddings mais íntimos pré-cerimônia, para a pista de dança… os cursos abrem caminho como opção de segundo vestido.

Looks versáteis: vestidos que se adaptam a qualquer tipo de situação abrem espaço nos casamentos. Mangas, saias e caudas removíveis farão com que os vestidos se adaptem a qualquer tipo de festa.

Mangas bufantes: mangas compridas aparecem para responder a um novo perfil de temporada de casamentos: não só no verão, mas ao longo de todo o ano.

Decote nas costas: As costas descobertas serão o ponto mais sexy dos casamentos este ano.

Lua de mel

Micro-viagens: viagens menores, mais simples e locais a lugares românticos e especiais. Muitos deixarão a grande viagem mais para frente.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoPandemia

Mais de Casual

Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o ranking

Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássaros

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025