Tóquio revela mascotes da Olimpíada de 2020
Os dois projetos vencedores, de tons azul e rosa, representam "a tradição e a inovação" do país asiático
EFE
Publicado em 28 de fevereiro de 2018 às 07h24.
Tóquio - Dois personagens de estética futurista e inspirados pelo anime foram escolhidos como mascotes para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em uma votação realizada em milhares de escolas de todo o Japão, segundo revelou nesta quarta-feira a organização do evento esportivo.
Os dois projetos vencedores, de tons azul e rosa, representam "a tradição e a inovação" do país asiático, segundo a definição da organização, e impôs uma grande diferença os outros dois personagens concorrentes, ganhando com 53% dos votos.
As mascotes vencedoras receberam um total de 109.041 votos, quase o dobro dos 61.423 do segundo lugar, que apresentava um estilo mais tradicional, representando o fogo e o vento, e muito longe da terceira colocada (35.291), composta por uma raposa - kitsune - e o guaxinim - tanuki -, duas criaturas do folclore japonês.
O resultado da votação foi anunciado hoje, em uma cerimônia realizada no colégio Hoyonomori, do distrito de Shinagawa (Tóquio), com a presença de centenas de estudantes, além dos autores dos desenhos.
O ilustrador japonês Ryo Taniguchi, criador das mascotes vencedoras, levou um prêmio da organização e se mostrou "surpreso" e "grato" pelo resultado da votação.
O personagem azul escolhido para mascote dos Jogos Olímpicos "pode se deslocar para qualquer lugar instantaneamente", enquanto a rosa, dos Paralímpicos, "pode falar com as pedras e com o vento", explicaram os organizadores das Olimpíadas.
Aproximadamente 17 mil escolas do ensino fundamental do Japão participaram da votação, representando cerca de 70% dos colégios deste tipo no país, assim como alguns unidades japonesas no exterior.
Está previsto que o painel de seleção de Tóquio-2020 escolha o nome das mascotes nos próximos meses, com o qual pretende promover o envolvimento das crianças com o evento olímpico.
Os três finalistas foram escolhidos entre um total de 2.042 desenhos feitos em cidades de todo o Japão, antes da votação final entre os estudantes.
O comitê organizador já apresentou em abril de 2016 o logotipo eleito para as Olimpíadas, após descartar o emblema selecionado inicialmente por conta de um suposto plágio.