Casual

Thunberg, Trump e Navalny: prováveis e diversos candidatos ao Prêmio Nobel da Paz

São 329 candidatos para o Nobel da Paz, que vão desde a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a OMS, a personalidades como Donald Trump à jovem Greta Thunberg

Greta Thumberg e Donald Trump (Reprodução/Reprodução)

Greta Thumberg e Donald Trump (Reprodução/Reprodução)

JS

Julia Storch

Publicado em 1 de março de 2021 às 16h42.

Um total de 329 candidatos foram propostos para o Prêmio Nobel da Paz de 2021, foi relatado nesta segunda-feira (01), em uma lista secreta que incluiria candidatos tão diversos como a OMS, Donald Trump, Greta Thunberg, Alexéi Navalny e o movimento Black Lives Matter.

Seu dinheiro está seguro? Aprenda a proteger seu patrimônio

As petições, que ficam abaixo do recorde de 376, registrado em 2016, dizem respeito a 234 pessoas e 95 organizações, observou o Instituto Nobel.

Os nomes dos candidatos são mantidos em segredo, mas os patrocinadores de um candidato - parlamentares, ministros de todos os lugares, alguns professores universitários - podem dizer publicamente quem é seu apadrinhado.

Entre os candidatos mais conhecidos estão a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aliança das Vacinas (Gavi) e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), todos na linha de frente da luta contra a covid-19, uma pandemia que tem atormentado o planeta há um ano.

Também participam da corrida o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seu genro Jared Kushner, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o príncipe herdeiro dos Emirados, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, que têm papéis de liderança na promoção da paz em Oriente Médio, lutando pela reaproximação entre Israel e os países árabes.

A proposta de premiação não requer condições especiais, além das candidaturas terem sido apresentadas até 31 de janeiro. Outros candidatos bem conhecidos incluem a OTAN, ativistas pró-democracia em Hong Kong, a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), uma campanha para banir "robôs assassinos" e o movimento de 'escoteiros'.

O comitê do Nobel anunciará o vencedor em 8 de outubro. Em 2020, foi premiado o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a maior organização humanitária do mundo na luta contra a fome.

Acompanhe tudo sobre:Benjamin NetanyahuDonald TrumpGreta ThunbergONUPrêmio Nobel

Mais de Casual

Milionários que cozinham e dirigem carros usados: conheça adeptos do estilo de vida do 'subconsumo'

Prédio residencial em SC terá spa a 100 metros de altura com vista de tirar o fôlego

Três destinos no mundo para ter experiências imersivas

Morre Edrey Momo, da 1900 Pizzeria, aos 56 anos